Pós-graduação em Educação para a Diversidade: da teoria às práticas educativas
Inicio: 30 outubro de 2022
Fim: inal de janeiro de 2023
Direção / coordenação
Isabel Sanches
Secretariado
Carla Almeida
Apresentação
Qualquer mudança tende, na generalidade, a colocar algumas dúvidas e a gerar diversas interpretações. No caso, a diversidade de públicos, pelo impacto direto e imediato que tem em cada uma das organizações escolares, gera dúvidas e variedade de interpretações, o que tem vindo a criar alguma tensão no que se refere ao racional teórico, mas sobretudo no que respeita à operacionalização coerente das diversas perspetivas teóricas nos contextos educativos.
Tanto a nível conceptual quanto legislativo, têm vindo a ser atualizados alguns princípios organizativos e orientadores do nosso sistema educativo, que se têm vindo a afirmar a nível internacional, procedendo a (re)interpretações muito próprias em algumas perspetivas teóricas. É sabido que, por princípio, a definição dos conceitos reflete a compreensão dos mesmos e afeta a sua operacionalização. Diferentes significados criam tensões e podem criar entropias que funcionam como barreiras a qualquer mudança desejada e expetável. Sistematizar e discutir criticamente os diferentes entendimentos envolvidos, tanto no plano teórico como prático, parece-nos representar uma riqueza na operacionalização do prescrito na norma e, neste caso concreto, na qualificação das respostas à diversidade da população escolar bem como da diversidade das culturas e políticas que representa cada uma das organizações escolares.
Novos desafios são criados às organizações educativas, criando oportunidades para a operacionalização de alguns processos com vista à (re)organização de repostas à diversidade de alunos. Para esta operacionalização é fundamental a proatividade reflexiva e crítica de todos os agentes educativos.
Objetivos
- Promover a reflexão crítica sobre o enquadramento teórico e legislativo, numa perspetiva filosófica, histórica, económica e sócio cultural, apostando numa atitude proativa dos formandos.
- Promover uma observação e escuta ativas de contextos e intervenientes, desencadeadoras de levantamento de necessidades e de respostas oportunas e adequadas, para prevenir e/ou resolver problemas. -
- Incentivar dinâmicas de atuação, numa perspetiva de investigação ação, geradora de profissionais investigadores de suas práticas.
Estudos Futuros
Mestrados em Educação; Mestrados em Educação Especial e em Serviço Social
Competências
- Analisar criticamente os principais conceitos, modelos de desenvolvimento e perspetivas teóricas relacionadas com os seguintes modelos de ação: Multiníveis, Diferenciação Pedagógica e Desenho Universal para a aprendizagem.
- Elaborar instrumentos/documentos de ação, nomeadamente no que respeita a quadros pedagógicos concretos bem como da sua monitorização de modo a fortalecer práticas e políticas de resposta à diversidade das populações escolares que, pela sua disseminação, se (re)organizem em culturas Inclusivas.
- Estabelecer de forma critica e funcional estratégias e métodos de organização do ambiente educativo potenciando a equidade, as aprendizagens de todos os alunos e a reflexão crítica das práticas.
Destinatários
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:
- Professores e Educadores de Infância
- Licenciados que se interessam por estas questões educativas
Condições de Acesso
Licenciatura
Plano de Estudos
Designação | ECTS |
---|---|
I - Educação inclusiva: conceptualização e enquadramento legislativo |
4 |
II - Educação para a Diversidade: operacionalização dos pressupostos normativos | 8 |
III - Operacionalização do Modelo Multiníveis e Trabalho em equipa | 4 |
IV - Seminário | 2 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Candidatura
Matrícula e Inscrição 195€ Candidatos Internacionais 300€ Seguro Escolar
(cursos área saúde)40€
(45€) - Propinas
Propina mensal 192€