Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos na área Socioeducativa

Isabel Duarte, Maria Gonçalves, Rui Ribeiro

Secretariado

Apresentação

A PG é a resposta à necessidade crescente de qualificar os recursos humanos na área sócio-educacional, a nível micro, meso e macro, das instituições com vista ao seu funcionamento com mais eficiência e eficácia. No sentido de uma maior proficiência das atividades relacionadas com as instituições da área sócio educativa, a PG, composta por duas grandes áreas, uma de gestão de recursos humanos e outra de educação, contribui para um melhor desenvolvimento de políticas de ensino e uma gestão das instituições socioeducativas mais produtiva. O célere progresso tecnológico e a exigência cada vez maior do mercado de trabalho faz com que as instituições socioeducativas precisem de profissionais com conhecimento abrangente e interdisciplinar.

Objetivos

• Desenvolver, ampliar e diversificar os conhecimentos e capacidade de compreensão na sua área de formação;
  • Aprofundar conteúdos, fontes de informação e metodologias de intervenção e de aplicação prática imediata;
  • Proporcionar formação na área que potencie a internacionalização das instituições e organizações
  • Proporcionar melhores condições de empregabilidade e/ou de progressão na carreira
  • Ter uma visão estratégica da gestão e administração das Instituições sócio-educativas, com vista à melhoria do seu funcionamento

• Recursos Humanos na área da Administração central, regional e local.
  • Diretores de escolas e de instituições socioeducativas
  • Diretores de turmas
  • Coordenadores pedagógicos
  • Administrativos (dos diversos níveis de ensino)
  • Diretores e administrativos de diversas instituições sociais (IPSS, …)
  • (Recém)-licenciados que pretendam aprofundar conhecimentos nestas áreas
  • Todos os que pretendam uma requalificação profissional e aprendizagem ao longo da vida.

Highlights / a destacar

• Ter uma visão global das políticas das instituições socioeducativas e conhecer o contexto, funcionamento e evolução das mesmas;
  • Reconhecer e adotar tecnologias de informação;
  • Perceber o impacto das instituições socioeducativas no funcionamento da sociedade e na criação de riqueza e bem-estar,
  • Saber mediar e gerir conflitos nas instituições; Desenvolver a inclusão social e educativa e fomentar o desenvolvimento sustentável da sociedade.

• Trabalhadores na Administração central, regional e local.
  • Diretores e administrativos de escolas e instituições socioeducativas
  • Professores, diretores de turma e coordenadores pedagógicos
  • Licenciados que pretendam aprofundar conhecimentos

Condições de Acesso

Titulares de um grau académico (licenciatura) nacional ou estrangeiro ou detentores de currículo escolar, científico ou experiência profissional, que ateste capacidades para realizar estes estudos.
Será dada preferência a pessoas com experiência profissional e que possam efetuar trabalhos na instituição onde trabalham.

Designação Horas contacto Docente
Evolução digital na educação 12 Workshops (vários docentes) Rui Ribeiro/ Luís
Gestão de recursos humanos para a área da educação 8 Isabel Duarte/Elisabete Lourenço
Subsistemas de GRH (recrutamento, seleção, avaliação e gestão de desempenho 8 Maria João Justino