Pós-Graduação em Ilustração e Banda Desenhada

Direcção / Coordenação

Marco Fraga da Silva

Apresentação do Curso

A Pós-Graduação em Ilustração e Banda Desenhada tem como principal objetivo providenciar competências técnicas e criativas a autores, artistas e tecnólogos que lhes possibilitem desenvolver projetos de ilustração e banda desenhada autorais, para a infância, ou de carácter institucional para publicação e exposição.

O IPLUSO, como previsto pela lei do ensino superior politécnico, visa o desenvolvimento de competências profissionais aliadas a um espírito de autonomia, proatividade, autocrítica e análise contextual e de inovação.

Objectivos

A ilustração e a BD são campos criativos interdisciplinares que conjugam comunicação, inovação, imaginação, inventividade, criatividade e tecnologia. O objetivo da Pós-Graduação em Ilustração e Banda Desenhada é preparar os estudantes para a sua profissão de ilustradores e de banda desenhistas em vários campos e modalidades criativas, capacitando-os para a construção de narrativas visuais autorais, realizados no âmbito de uma profissão artística ou ao serviço de instituições. No final, o estudante publica um livro e faz uma exposição.

• Ilustradores de banda desenhada
  • Ilustradores para a imprensa
  • Ilustradores de álbuns ilustrados
  • Artistas visuais
  • Guionistas de banda desenhada
  • Escritores de álbuns ilustrados

Destinatários

Detentores de um diploma de licenciatura ou equivalente, designadamente, artistas, autores, designers, tecnólogos e pessoas criativas interessadas em ilustração e banda desenhada.

Funcionamento

Horário pós-laboral, B-Learning (Zoom para algumas sessões teóricas e apresentações).

1º ano/1º semestre
Unidade curricular ECTS