Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico
Telefone
- Deliberação A3ES
- Despacho n.º 4842/2020, de 22 de abril
- Horas de contacto: 1480.00
- Créditos ECTS: 120
- Requisitos de Graduação: 120
- Área Científica: Gestão
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 4
Registo inicial: R/Cr 21/2020 de 24-03-2020
CalendáriosCalendars
- Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2024-01-05 2025-06-30 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a CTeSP - para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente)
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura a CTeSP - Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura a CTeSP - Mudança de par Instituição/curso
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
-
ApresentaçãoPresentation
Todos os setores de atividade dependem de tecnologias digitais, da agricultura à biotecnologia, da manufatura ao comércio. A economia digital exige novas competências a todos os níveis de operação das organizações ¿ criatividade, marca, modelos de negócio, processos organizacionais ¿ e conhecimento para a integração das tecnologias digitais nas atividades. As empresas só poderão aproveitar as imensas oportunidades da economia digital com a contratação de capital humano com competências em gestão direcionadas para o e-Business. A economia digital proporciona mais empregos: por cada emprego perdido com a digitalização são criados 2,6 novos empregos e favorece maior produtividade e crescimento económico, que se traduz em maiores oportunidades de emprego. organismos do Estado, um setor em rápida transformação digital.
O Curso Técnico Superior Profissional de Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico, do Instituto Politécnico da Lusofonia, tem como objetivo contribuir para a empregabilidade respondendo à
Razões para Frequentar este Curso Reasons
-
Condições de IngressoAccess Conditions
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de CETs, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
-
ObjectivosObjectives
Formar técnicos profissionais aptos criar, gerir e desenvolver negócios de comércio eletrónico, em start up ou em empresa estabelecida, aplicando processos de análise de dados, contextos e tecnologias, para identificação de oportunidades, desenho de propostas de valor e modelos de negócio, elaborar planos de negócio para atuar na economia digital global.
-
CompetênciasCompetences
- Pesquisar e analisar necessidades e oportunidades de mercado na economia digital;
- Gerir o processo criativo de conceção da proposta de valor de produto e/ou serviço;
- Elaborar e implementar modelos de negócio, tecnologias e processos de marketing;
- Elaborar e executar a estratégia, plano de negócio e de financiamento;
- Gerir negócios e empresas de e-Business e e-Commerce;
- Gerir a internacionalização do negócio.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
- Departamento de Gestão Comercial;
- Departamento de Marketing e Comunicação;
- Criação do Próprio Emprego (empreendedorismo);
- Organismos e/ou Entidades Públicas e Privadas com serviços de comércio eletrónico.
-
DocentesTeachers
- Rui Pedro Nobre Ribeiro
- Ana Isabel Da Rocha Barros
- Paula Gracinda Claro Fernandes
- José Manuel Catarino Barreiros Cascais Brás
- Sandra Maria Morgadinho Pacheco Logrado De Figueiredo
- Armindo Silvestre De Ceita Do Espírito Santo
- Ana Maria Lourenço Quaresma
- Jorge Manuel Dos Santos Farromba
- António Garcia Nunes Morão
- Pedro Gustavo Da Costa Duarte
- António Carrusca Pimenta De Brito
- Ricardo Simões Santos
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Comunicação de Marketing e Branding 5 ECTS Criatividade, Inovação e Empreendedorismo 3 ECTS Estudos de Mercado 5 ECTS Gestão de Projeto 3 ECTS Introdução à Gestão 5 ECTS Língua Inglesa 5 ECTS Língua Portuguesa 5 ECTS Comportamento do Consumidor 5 ECTS Economia Digital, e-Business e e-Commerce 5 ECTS Gestão Comercial e de Vendas 3 ECTS Internacionalização e Localização 3 ECTS Marketing Digital 3 ECTS Microeconomia 5 ECTS Proposta de Valor e Modelo de Negócio 5 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Contabilidade Geral e Fiscalidade 5 ECTS Estratégia Empresarial e Planos de Negócios 5 ECTS Gestão e Análise Financeira de Investimentos 4 ECTS Gestão e Organização de Empresa 5 ECTS Liderança, Gestão de Equipas e Intraempreendedorismo 3 ECTS Planeamento E Controle De Gestão 4 ECTS Propriedade Intelectual e Direito Comercial 4 ECTS Estágio 30 ECTS