Aplicações Informáticas para Ciências de Dados
Telefone
- Deliberação A3ES
- Aviso n.º 11817/2022, de 9 de junho
- Horas de contacto: 1595.00
- Créditos ECTS: 120
- Requisitos de Graduação: 120
- Área Científica: Informática e Sistemas de Informação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 4
Aviso n.º 11817/2022, de 9 de junho
CalendáriosCalendars
- Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2024-01-05 2025-06-30 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a CTeSP - para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente)
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura a CTeSP - Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura a CTeSP - Mudança de par Instituição/curso
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 4ª Época 2025-05-31 2025-06-30 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
-
ApresentaçãoPresentation
Considerando a revolução inerente ao conceito Indústria 4.0, torna-se necessário preparar os futuros profissionais desta área para serem capazes de lidar com ambientes multidisciplinares e de explorar os dados de modo a identificar padrões e fenómenos através dos dados de modo a puderem contribuir para os processos industriais complexos e a crescente integração que lhes está inerente para um acompanhamento das tendências futuras deste sector.
Alinhada com esta necessidade premente, tem-se verificado ao longo dos últimos cinco anos uma adaptação generalizada dos vários ciclos de estudo com a sua génese nas ciências da computação bem como a criação de novos ciclos de estudos vocacionados para o desenvolvimento de aplicações tendo por base a ciência de dados, inteligência artificial, análise e reconhecimento de padrões e ainda armazenamento e processamento de big data.
O curso TeSP de Aplicações Informáticas para Ciência de Dados é suportado no ensino interdisciplinar vocacionado para a aplicação prática e de cariz profissionalizante, visando fornecer competências sólidas nas vertentes da informática, matemática e estatística, o qual permite uma integração de conhecimento teórico e prático, indispensável para a realização de actividades inerentes ao projeto de sistemas de informação, tratamento e análise de dados com vista à introdução de valor acrescentado nos processos onde estes sistemas são fundamentais.
Razões para Frequentar este Curso Reasons
-
Condições de IngressoAccess Conditions
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de cursos profissionais;
- Titulares de CET¿s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
-
ObjectivosObjectives
O curso TeSP de Aplicações Informáticas para Ciência de Dados tem como objetivo principal formar profissionais capazes de planear, desenvolver e gerir metodologias de recolha e estudo de dados e conceber e implementar soluções computacionais para problemas no domínio da recolha, tratamento, modelação e análise de dados, de forma autónoma ou sob orientação.
-
CompetênciasCompetences
- Utilizar métodos estatísticos para a preparação e extração de conhecimento a partir dos dados;
- Recolher, analisar, organizar e tratar dados e controlar a qualidade da informação;
- Conceber e implementar base de dados adequadas às necessidades da organização;
- Recolher, tratar, aceder e apresentar dados para implementação de projetos em ciência de dados;
- Planear e operacionalizar sistemas informáticos e selecionar as aplicações informáticas para apoiar a tomada de decisão;
- Conceber, implementar e manter projetos informáticos e ferramentas que ajudem a organizar a informação em arquivo de acordo com os requisitos, a legislação aplicável e as normas internacionais;
- Conceber e manusear dados das diferentes áreas e planear sistemas de aquisição e registo de dados para a resolução de problemas;
- Conceber novos datasets e planear como usar armazéns de dados e datasets existentes para a resolução de problemas;
- Elaborar documentos e reportar os resultados em função das necessidades específicas das organizações ou das empresas.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
O diplomado poderá desempenhar funções em empresas e instituições que processam grandes quantidades de dados, nomeadamente nos sectores das telecomunicações, ciências da vida e da saúde, seguros, banca, instituições públicas, empresas do Estado e instituições da comunidade europeia.
-
DocentesTeachers
- Ercilio Jorge De Andrade Tubarão Mendes
- Carlos Jorge Dos Santos Limão Sebastião
- David Manuel Ramos Russo
- Pedro Gustavo Da Costa Duarte
- Tiago André Cunha Reis
- Tiago Folgosa Granja
- Sofia Alexandra Duarte De Figueiredo
- Ricardo Simões Santos
- Bushra Mughal
- Ana Sofia Rodrigues Machado
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Programação Orientada a Objectos 4 ECTS Redes de Comunicação de Dados 6 ECTS Algoritmos e Estruturas de Dados 5 ECTS Competências Tranversais para Tecnologia 4 ECTS Fundamentos de Ciência de Dados 4 ECTS Introdução aos Sistemas Operativos 4 ECTS Língua Inglesa 3 ECTS Probabilidades e Estatística 6 ECTS Programação Estruturada 4 ECTS Bases de Comunicação de Dados 4 ECTS Estatística para Ciência de Dados 6 ECTS Matemática Discreta 4 ECTS Tecnologia de Data Center 6 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Análise e Tratamento de Dados Multivariados 5 ECTS Armazenamento para Big Data 5 ECTS Ciência de Dados Avançada 5 ECTS Data Warehouse e Business Intelligence 6 ECTS Inovação e Empreendedorismo 3 ECTS Interfaces Web para a Gestão de Dados 6 ECTS Estágio 30 ECTS