Notícias
Estudantes de Educação do IPLUSO Refletem Sobre a Conservação dos Ecossistemas
02 de dezembro de 2025
Estudar o impacto da ação humana na Terra, explorando as suas dimensões ecológicas, sociais e éticas
No passado dia 29 de outubro, decorreram duas aulas abertas na Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO (ESEL - IPLUSO) com o intuito de debater o papel da sociedade na contribuição para a conservação e a degradação dos ecossistemas. Este é um tema premente dado que a relação entre a humanidade e os ecossistemas terrestres tem sido marcada por uma profunda interdependência, mas também por uma crescente pressão sobre os sistemas naturais. Estas sessões abertas pretenderam promover uma reflexão alargada sobre o impacto da ação humana na Terra, explorando as suas dimensões ecológicas, sociais e éticas.
Participaram nas aulas abertas os estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Licenciatura em Educação Básica, do Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de crianças e jovens, diretores destes cursos bem como outros interessados nesta temática, uma vez que as sessões foram abertas ao público.
As aulas abertas foram organizadas e moderadas pela Professora Luísa Carvalho, Professora Adjunta do IPLUSO - ESEL e teve como oradoras convidadas a Professora Doutora Helena Freitas, Professora Catedrática de Biodiversidade e Ecologia na Universidade de Coimbra, e a Professora Doutora Maria Amélia Martins-Loução, Professora Catedrática Aposentada de Ciências, Universidade de Lisboa e atual presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).




