Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens
Telefone
- Deliberação A3ES
- Despacho n.º 4847/2020, de 22 de abril
- Horas de contacto: 1335.00
- Créditos ECTS: 120
- Requisitos de Graduação: 120
- Área Científica: Educação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
Registo inicial: R/Cr 27/2020 de 30-03-2020
Registos de alteração: R/Cr 27.1/2020 de 22-11-2022
CalendáriosCalendars
- Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Bolsas de Estudo PRR
Curso integrado ao Programa Impulso, financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a bolsas de estudo.
-
ApresentaçãoPresentation
No cenário globalizado e multicultural dos dias de hoje, a educação para todos emerge como uma das prioridades nacionais e internacionais em linha com os objetivos da Agenda 2030 da ONU nomeadamente de assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos¿. Foi neste sentido, que o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou um significativo livro onde colocou em evidência a situação das crianças que, pelas circunstâncias familiares ou pessoais, correm risco de exclusão no sistema educativo e na sociedade.
No mesmo sentido, é publicada a Lei n.º 65/2015, de 3 de julho que estabelece a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 4 anos de idade, já que a Lei n.º 85/2009, de 27 agosto determinava o regime de escolaridade obrigatória e consagrava a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade. Acresce a esta preocupação a imperiosa necessidade de criar condições que permitam garantir a igualdade de acesso à educação e à aquisição de aprendizagens relevantes, com particular atenção a jovens e grupos mais vulneráveis.
Atentos a esta questão, o Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende dar resposta à necessidade cada vez mais crescente do tecido socioeducativo, cultural e económico ao nível de quadros intermédios.
Razões para Frequentar este Curso Reasons
-
Condições de IngressoAccess Conditions
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de cursos profissionais;
- Titulares de CET's, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
-
ObjectivosObjectives
Formar técnicos profissionais aptos a conceber, dinamizar e supervisionar atividades educativas para crianças e jovens em diferentes contextos, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, psico-motor e socioafetivo.
-
CompetênciasCompetences
Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens:
- Acompanhar as crianças e os jovens na sua formação e desenvolvimento cognitivo, psico-motor e sócioafectivo em diferentes contextos;
- Elaborar e dinamizar planos de ação socioeducativa adequados a crianças e jovens, em diferentes contextos socioeducativos;
- Garantir o bem-estar, condições de higiene e segurança das crianças e jovens e a sua integração nas normas de funcionamento das instituições;
- Implementar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa, mediante o conhecimento sócio histórico permitindo construir respostas ajustadas a cada situação concreta;
- Participar e apoiar equipas interdisciplinares que intervêm em instituições e espaços educativos de crianças e jovens, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos;
- Planificar, gerir e dinamizar atividades de tempos livres;
- Colaborar na inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais, recorrendo a estratégias e recursos educativos que favoreçam o seu desenvolvimento integral;
- Gerir relações interpessoais em contextos multiculturais, potenciando a interculturalidade;
- Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem com crianças e jovens.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
Acompanhamento de crianças e jovens em:
- Creches e jardins de infância;
- ATLs:
- Associações;
- Centros Sociais;
- Centros de Acolhimento;
- Centros Paroquiais;
- Fundações;
- Câmaras Municipais;
- Comissões de proteção de crianças e jovens;
- IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social.
-
DocentesTeachers
- Paulo Jorge Sargento Dos Santos
- Rute Maria Da Silva Proença Muchacho
- Maria Neves Leal Gonçalves
- Maria Da Conceição Cunha Louro
- Dulce Maria Morais De Amaral Franco
- José Carlos Bento De Carvalho
- Pedro Jorge Rodrigues Da Costa
- Sara Soares Belo
- Cristina Maria Mendes Da Silva
- Carmen Maria Dos Santos Lopes Monteiro Da Cunha
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Educação para a Saúde e Primeiros Socorros 6 ECTS Inclusão Social: Necessidades Educativas Especiais em Crianças e Jovens 6 ECTS Língua Portuguesa: Comunicação e Diversidade 5 ECTS Oficina Artística para Aplicação a Crianças e Jovens 7 ECTS Oficina Multimédia para Aplicação a Crianças Jovens 7 ECTS Análise Socio-histórica das Instituições Socioeducativas 5 ECTS Intervenção Psicossocial e Elementos do Direito 7 ECTS Métodos, Dinâmicas e Técnicas de Intervenção Socioeducativa 6 ECTS Pedagogias da Infância 5 ECTS Psicologia Social 6 ECTS 2º Ano / Tronco comum