CTeSP em Gestão Comercial e Vendas

DGES - N.º de registo e data: R/Cr 26/2020 de 30.03.2020

Diretor / Coordenador

Rui Nobre Ribeiro

Apresentação

O objetivo do departamento/área de Gestão Comercial das empresas, é justamente aumentar a qualidade dos resultados e aumentar a competitividade. Neste cenário, o cargo de Gestor Comercial e Vendas é cada mais importante no mundo empresarial, sendo o 5.º perfil mais procurado no mercado. Conforme o "Guia do Mercado Laboral 2018" (HAYS), grupo líder mundial de recrutamento especializado de profissionais qualificados, e reforçado por outros estudos na análise a esse estudo "A procura por comerciais será impulsionada pelo aumento das exportações. As empresas sentem necessidade de abrir novos canais de vendas e de alargar a presença internacional e, para isso, precisam obrigatoriamente de excelentes comerciais, preferencialmente com conhecimentos de línguas como inglês".

Atento a esta preocupação, e enquadrado no panorama da região de Lisboa, o Instituto Politécnico da Lusofonia procura reforçar esta necessidade de mercado com a oferta do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Comercial e Vendas.

Objetivos

Formar técnicos profissionais aptos a desenvolver as atividades ciclo de desenvolvimento de vendas em empresas, potenciando as capacidades de negociação, elaboração de propostas, de deteção de oportunidades e de continuidade de negócio.

Competências

Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão Comercial e Vendas:

  • Alinhar e desenvolver pipeline comercial de acordo com objetivos e estratégicas comerciais definidas;
  • Desenvolver estudos de mercado;
  • Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados;
  • Garantir o enquadramento legal com a sua atividade comercial;
  • Gerir atividades de relação comercial com o cliente através da identificação de necessidades e de portfolio de produtos e serviços da empresa;
  • Gerir e acompanhar o desenvolvimento adequado de processos de pós-venda dos seus clientes;
  • Gerir e promover o uso de sistemas de informação de suporte à atividade comercial (CRM);
  • Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções;
  • Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas;
  • Organizar os espaços de enquadramento comercial, potenciando a orientação e exposição adequada aos clientes;
  • Realizar análises de adequação dos produtos e serviços a clientes existentes e potenciais;
  • Realizar prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação.

Saídas Profissionais

O Técnico de Gestão Comercial e Vendas poderá encontrar excelentes oportunidades de emprego nas empresas, como também empreender e criar o seu próprio emprego:

  • Atividades Logísticas;
  • Apoio às Direções de Departamentos Comerciais;
  • Branding;
  • Comércio e Retalho;
  • Empreendedorismo – criação do próprio negócio;
  • Equipas de Venda;
  • Gestão de Produtos;
  • Marketing.

Equipamentos e Instalações

O Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:

  • Biblioteca especializada e geral;
  • Salas de Aula;
  • Salas de Estudo;
  • Auditórios;
  • Laboratórios de Informática e Computação.

Condições de admissão

  • Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
  • Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
  • Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:

  • Economia
  • Matemática
  • Português

Plano de estudos

1.º ANO ECTS
Língua Portuguesa 5
Língua Inglesa 5
Métodos Quantitativos 5
Comportamento Humano nas Organizações 5
Tecnologias de Informação e Comunicação 5
Organização e Gestão 5
Gestão Comercial 5
Análise e Controlo de Custos 5
Estudos de Mercado 5
Economia 5
Comportamento do Consumidor 5
Princípios de Marketing 5
2.º ANO ECTS
Comércio Eletrónico 5
Comunicação de Marketing 5
Gestão da Força de Vendas 5
Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda 5
Técnicas de Negociação e Venda 5
Direito dos Mercados 5
Estágio 30

Candidatura online

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 137 Lisboa:

  • ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal

Valores

  • Candidatura
    Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 98€
    Mudança de Par Instituição/Curso 72€
    Reingresso 75€
  • Matrícula e Inscrição
    Matrícula 120€
    Seguro Escolar
    (cursos área saúde)
    40€
    (45€)
    Inscrição 85€
  • Propinas
    Valor médio mensal pago em 11 meses 280,20€
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