Gestão Comercial e Vendas
Telefone
- Deliberação A3ES
- Despacho nº4896/2020, de 23 de abril, alterado pelo Despacho nº 574/2021, de 13 de Janeiro
- Horas de contacto: 1535.00
- Créditos ECTS: 120
- Requisitos de Graduação: 120
- Área Científica: Gestão
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 4
Registo inicial: R/Cr 26/2020 de 30-03-2020
Registos de alteração: R/Cr 26.1/2020 de 24-09-2020
CalendáriosCalendars
- Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2024-01-05 2025-06-30 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a CTeSP - para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente)
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-03 2025-05-30 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-03 2025-05-30 - Candidatura a CTeSP - Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-03 2025-05-30 - Candidatura a CTeSP - Mudança de par Instituição/curso
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-03 2025-05-30 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-03 2025-05-30
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
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ApresentaçãoPresentation
O objetivo do departamento/área de Gestão Comercial das empresas, é justamente aumentar a qualidade dos resultados e aumentar a competitividade. Neste cenário, o cargo de Gestor Comercial e Vendas é cada mais importante no mundo empresarial, sendo o 5.º perfil mais procurado no mercado. Conforme o "Guia do Mercado Laboral 2018" (HAYS), grupo líder mundial de recrutamento especializado de profissionais qualificados, e reforçado por outros estudos na análise a esse estudo "A procura por comerciais será impulsionada pelo aumento das exportações. As empresas sentem necessidade de abrir novos canais de vendas e de alargar a presença internacional e, para isso, precisam obrigatoriamente de excelentes comerciais, preferencialmente com conhecimentos de línguas como inglês".
Atento a esta preocupação, e enquadrado no panorama da região de Lisboa, o Instituto Politécnico da Lusofonia procura reforçar esta necessidade de mercado com a oferta do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Comercial e Vendas.
Razões para Frequentar este Curso Reasons
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Condições de IngressoAccess Conditions
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de CETs, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
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ObjectivosObjectives
Formar técnicos profissionais aptos a desenvolver as atividades ciclo de desenvolvimento de vendas em empresas, potenciando as capacidades de negociação, elaboração de propostas, de deteção de oportunidades e de continuidade de negócio.
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CompetênciasCompetences
- Alinhar e desenvolver pipeline comercial de acordo com objetivos e estratégicas comerciais definidas;
- Desenvolver estudos de mercado;
- Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados;
- Garantir o enquadramento legal com a sua atividade comercial;
- Gerir atividades de relação comercial com o cliente através da identificação de necessidades e de portfolio de produtos e serviços da empresa;
- Gerir e acompanhar o desenvolvimento adequado de processos de pós-venda dos seus clientes;
- Gerir e promover o uso de sistemas de informação de suporte à atividade comercial (CRM);
- Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções;
- Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas;
- Organizar os espaços de enquadramento comerc
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Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
O Técnico de Gestão Comercial e Vendas poderá encontrar excelentes oportunidades de emprego nas empresas, como também empreender e criar o seu próprio emprego:
- Atividades Logísticas;
- Apoio às Direções de Departamentos Comerciais;
- Branding;
- Comércio e Retalho;
- Empreendedorismo - criação do próprio negócio;
- Equipas de Venda;
- Gestão de Produtos;
- Marketing.
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DocentesTeachers
- Sandra Maria Morgadinho Pacheco Logrado De Figueiredo
- Carla Sofia Correia Da Costa Viana
- Armindo Silvestre De Ceita Do Espírito Santo
- João Licinio Cabral Da Silva
- Jorge Manuel Dos Santos Farromba
- António Garcia Nunes Morão
- Alcino Miguel Saturnino Antunes Dos Remédios Furtado
- Pedro Gustavo Da Costa Duarte
- António Carrusca Pimenta De Brito
- Nuno Filipe Rosa Nogueira
- Juliana Leitão Diogo
- Eunice Almeida Duarte
- Helga Marta Machado Santa Comba Lopes
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Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Análise e Controlo de Custos 5 ECTS Economia 5 ECTS Língua Inglesa 5 ECTS Língua Portuguesa 5 ECTS Métodos Quantitativos 5 ECTS Tecnologias de Informação e Comunicação 5 ECTS Comportamento do Consumidor 5 ECTS Comportamento Humano nas Organizações 5 ECTS Estudos de Mercado 5 ECTS Gestão Comercial 5 ECTS Organização e Gestão 5 ECTS Princípios de Marketing 5 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Comércio Eletrónico 5 ECTS Comunicação de Marketing 5 ECTS Direito dos Mercados 5 ECTS Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda 5 ECTS Gestão da Força de Vendas 5 ECTS Técnicas de Negociação e Venda 5 ECTS Estágio 30 ECTS