CTeSP em Gestão Comercial e Vendas
Apresentação
O objetivo do departamento/área de Gestão Comercial das empresas, é justamente aumentar a qualidade dos resultados e aumentar a competitividade. Neste cenário, o cargo de Gestor Comercial e Vendas é cada mais importante no mundo empresarial, sendo o 5.º perfil mais procurado no mercado. Conforme o "Guia do Mercado Laboral 2018" (HAYS), grupo líder mundial de recrutamento especializado de profissionais qualificados, e reforçado por outros estudos na análise a esse estudo "A procura por comerciais será impulsionada pelo aumento das exportações. As empresas sentem necessidade de abrir novos canais de vendas e de alargar a presença internacional e, para isso, precisam obrigatoriamente de excelentes comerciais, preferencialmente com conhecimentos de línguas como inglês".
Atento a esta preocupação, e enquadrado no panorama da região de Lisboa, o Instituto Politécnico da Lusofonia procura reforçar esta necessidade de mercado com a oferta do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Comercial e Vendas.
Diretor / Coordenador
António Pimenta Brito
Objetivos
Formar técnicos profissionais aptos a desenvolver as atividades ciclo de desenvolvimento de vendas em empresas, potenciando as capacidades de negociação, elaboração de propostas, de deteção de oportunidades e de continuidade de negócio.
Competências
Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão Comercial e Vendas:
- Alinhar e desenvolver pipeline comercial de acordo com objetivos e estratégicas comerciais definidas;
- Desenvolver estudos de mercado;
- Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados;
- Garantir o enquadramento legal com a sua atividade comercial;
- Gerir atividades de relação comercial com o cliente através da identificação de necessidades e de portfolio de produtos e serviços da empresa;
- Gerir e acompanhar o desenvolvimento adequado de processos de pós-venda dos seus clientes;
- Gerir e promover o uso de sistemas de informação de suporte à atividade comercial (CRM);
- Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções;
- Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas;
- Organizar os espaços de enquadramento comercial, potenciando a orientação e exposição adequada aos clientes;
- Realizar análises de adequação dos produtos e serviços a clientes existentes e potenciais;
- Realizar prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação.
Saídas Profissionais
O Técnico de Gestão Comercial e Vendas poderá encontrar excelentes oportunidades de emprego nas empresas, como também empreender e criar o seu próprio emprego:
- Atividades Logísticas;
- Apoio às Direções de Departamentos Comerciais;
- Branding;
- Comércio e Retalho;
- Empreendedorismo – criação do próprio negócio;
- Equipas de Venda;
- Gestão de Produtos;
- Marketing.
Equipamentos e Instalações
O Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:
- Biblioteca especializada e geral;
- Salas de Aula;
- Salas de Estudo;
- Auditórios;
- Laboratórios de Informática e Computação.
Condições de admissão
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
Áreas relevantes para Ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Economia
- Matemática
- Português
Plano de estudos
1.º ANO | ECTS |
---|---|
Língua Portuguesa | 5 |
Língua Inglesa | 5 |
Métodos Quantitativos | 5 |
Comportamento Humano nas Organizações | 5 |
Tecnologias de Informação e Comunicação | 5 |
Organização e Gestão | 5 |
Gestão Comercial | 5 |
Análise e Controlo de Custos | 5 |
Estudos de Mercado | 5 |
Economia | 5 |
Comportamento do Consumidor | 5 |
Princípios de Marketing | 5 |
2.º ANO | ECTS |
Comércio Eletrónico | 5 |
Comunicação de Marketing | 5 |
Gestão da Força de Vendas | 5 |
Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda | 5 |
Técnicas de Negociação e Venda | 5 |
Direito dos Mercados | 5 |
Estágio | 30 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Candidatura
Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 115€ Mudança de Par Instituição/Curso 100€ Reingresso 100€ - Matrícula e Inscrição
Matrícula 150€ Seguro Escolar 45€ Inscrição 120€ - Propinas
Valor médio mensal pago em 11 meses 298,20€