CTeSP em Produção de Conteúdos Audiovisuais

DGES - N.º de registo e data: R/Cr 13/2020 de 17-03-2020

Bolsas de Estudo PRR

Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.

Informe-se e candidate-se

Apresentação

Num momento em que é cada vez maior o desenvolvimento e a proliferação de televisões temáticas, por cabo ou web, em que se faz sentir a necessidade de potenciar a componente de experimentação e em que se torna urgente a especialização técnica - integrada num contexto mais alargado do domínio do conhecimento cultural e temático dos meios criativos e das indústrias culturais, para que não se esvazie nem separe das linhas de crescimento cultural, criativo, social e económico, o Curso Técnico Superior Profissional de Produção de Conteúdos Audiovisuais pretende e tem como principal objetivo formar técnicos profissionais especializados na área dos audiovisuais e multimédia por forma a colmatar a falta de profissionais nesta área.

O desenvolvimento de produtos multimédia envolve uma grande variedade de competências que vão desde o planeamento e gestão de projectos até ao desenho e concepção de interfaces ou à produção de imagem, som ou vídeo. O Curso Técnico Superior Profissional de Produção de Conteúdos Audiovisuais, do Instituto Politécnico da Lusofonia, tem como objetivo geral a promoção de uma formação que alie uma sólida componente teórica com uma forte componente de formação aplicada na área do audiovisual e multimédia. Ao longo do seu curso, os alunos são permanentemente estimulados para a experimentação tecnológica e artística, tendo como objetivo final a formação de profissionais tecnologicamente competentes e conceptual e artisticamente criativos.

Diretor / Coordenador

João Antero

Objetivos

Formar técnicos profissionais aptos a conceber, gerir e executar projetos audiovisuais com particular enfoque nas ferramentas multimédia, elaborar guiões, produzir e realizar conteúdos audiovisuais, captar e editar som e imagem.

Competências

Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Produção de Conteúdos Audiovisuais:

• Captar e editar som utilizando os equipamentos adequados e integração na imagem;
  • Conceber o desenho de iluminação e fazer assistência de imagem;
  • Elaborar guiões para projetos audiovisuais, nomeadamente televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade;
  • Produzir e planificar, coordenar e efetuar assistência de produção de projetos audiovisuais, sejam eles televisivos ou videográficos de ficção, documentários, institucionais e publicidade;
  • Realizar e planificar, coordenar e efetuar assistência de realização em projetos audiovisuais, sejam eles televisivos e videográficos de ficção, documentários, institucionais e publicidade;
  • Editar imagem, utilizando softwares de montagem e manipulação em pós-produção;
  • Operar câmaras de tecnologia digital para cinema, vídeo e televisão.

Apoio à Programação em Ambientes Multimédia, Conceção e desenvolvimento de soluções de comunicação audiovisual e/ou multimédia, Gestão de Projetos Multimédia, Produção Audiovisual, Apoio e Conceção de Projetos de Publicidade e Marketing, Gestão de Eventos, entre outros.

Equipamentos e Instalações

A Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:

• Biblioteca especializada e geral;
  • Salas de Aula;
  • Salas de Estudo;
  • Auditórios;
  • Laboratórios de Informática e Computação.

Condições de admissão

• Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
  • Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
  • Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:

• Informática
  • Português