CTeSP em Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico
Apresentação
Todos os setores de atividade dependem de tecnologias digitais, da agricultura à biotecnologia, da manufatura ao comércio. A economia digital exige novas competências a todos os níveis de operação das organizações – criatividade, marca, modelos de negócio, processos organizacionais – e conhecimento para a integração das tecnologias digitais nas atividades. As empresas só poderão aproveitar as imensas oportunidades da economia digital com a contratação de capital humano com competências em gestão direcionadas para o e-Business. A economia digital proporciona mais empregos: por cada emprego perdido com a digitalização são criados 2,6 novos empregos e favorece maior produtividade e crescimento económico, que se traduz em maiores oportunidades de emprego. organismos do Estado, um setor em rápida transformação digital.
O Curso Técnico Superior Profissional de Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico, do Instituto Politécnico da Lusofonia, tem como objetivo contribuir para a empregabilidade respondendo à necessidade de capital humano com competências de gestão e de comunicação direcionadas ao desenvolvimento de negócios com capacidade de internacionalização. É focado na aquisição de competências em gestão de negócios eletrónicos a nível nacional e/ou através de atividade exportadora de produtos e/ou serviços. É focado também no conhecimento da tecnologia como facilitador (enabler) de negócios e na sua aplicação a processos empresariais. O ensino das línguas portuguesa e da língua inglesa é coordenado e colaborativo, focados na aprendizagem de terminologia própria de negócios e na aquisição de capacidades para comunicação empresarial interna e externa em português e em inglês (business English). A estrutura curricular aborda competências-chave nos processos de gestão de qualquer empresa e é agnóstica em relação ao tipo de negócios em que os formandos poderão encontrar emprego. A componente intrapraneurship permite a aquisição de conhecimentos e aptidões que alargam o leque de saídas profissionais.
Diretor / Coordenador
António Morão
Objetivos
Formar técnicos profissionais aptos criar, gerir e desenvolver negócios de comércio eletrónico, em start up ou em empresa estabelecida, aplicando processos de análise de dados, contextos e tecnologias, para identificação de oportunidades, desenho de propostas de valor e modelos de negócio, elaborar planos de negócio para atuar na economia digital global.
Competências
Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão de Negócios e Comércio Internacional:
- Pesquisar e analisar necessidades e oportunidades de mercado na economia digital;
- Gerir o processo criativo de conceção da proposta de valor de produto e/ou serviço;
- Elaborar e implementar modelos de negócio, tecnologias e processos de marketing;
- Elaborar e executar a estratégia, plano de negócio e de financiamento;
- Gerir negócios e empresas de e-Business e e-Commerce;
- Gerir a internacionalização do negócio.
Saídas Profissionais
- Departamento de Gestão Comercial;
- Departamento de Marketing e Comunicação;
- Criação do Próprio Emprego (empreendedorismo);
- Organismos e/ou Entidades Públicas e Privadas com serviços de comércio eletrónico.
Equipamentos e Instalações
O Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:
- Biblioteca especializada e geral;
- Salas de Aula;
- Salas de Estudo;
- Auditórios;
- Laboratórios de Informática e Computação.
Condições de admissão
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
Áreas relevantes para Ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Inglês
- Matemática
- Português
Plano de estudos
1.º ANO | ECTS |
---|---|
Introdução à Gestão | 5 |
Proposta de Valor e Modelo de Negócio | 5 |
Gestão Comercial e de Vendas | 3 |
Criatividade, Inovação e Empreendedorismo | 3 |
Internacionalização e Localização | 3 |
Língua Inglesa | 5 |
Língua Portuguesa | 5 |
Microeconomia | 5 |
Comunicação de Marketing e Branding | 5 |
Marketing Digital | 3 |
Gestão de Projeto | 3 |
Comportamento do Consumidor | 5 |
Estudos de Mercado | 5 |
Economia Digital, e-Business e e-Commerce | 5 |
2.º ANO | ECTS |
Estratégia Empresarial e Planos de Negócios | 5 |
Gestão e Análise Financeira de Investimentos | 4 |
Planeamento e Controle de Gestão | 4 |
Contabilidade Geral e Fiscalidade | 5 |
Gestão e Organização de Empresa | 5 |
Propriedade Intelectual e Direito Comercial | 4 |
Liderança, Gestão de Equipas e Intra-empreendedorismo | 3 |
Estágio | 30 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Candidatura
Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 115€ Mudança de Par Instituição/Curso 100€ Reingresso 100€ - Matrícula e Inscrição
Matrícula 150€ Seguro Escolar 45€ Inscrição 120€ - Propinas
Valor médio mensal pago em 11 meses 298,20€