Ensino Lusófona
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Licenciatura em Gestão Comercial

DGES - N.º de registo e data: NCE/22/2200528 2023-07-21
Curso Avaliado e Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Grau / ECTS

Licenciatura / 180 ECTS

Horário

Noturno

Apresentação

Num ambiente empresarial com fortemente competitivo e em constante mudança, as competências de gestão comercial são essenciais para não só criar valor para o cliente mas também captar o valor correspondente. A licenciatura em gestão comercial dota os seus participantes de conhecimentos e competências de gestão comercial e marketing, numa visão abrangente da função, conectando-a com as áreas de marketing, tecnologia, operacionais, as implicações legais e as competências não técnicas essenciais ao desempenho da função comercial.

Diretor / Coordenador

António Pimenta de Brito

Objetivos

  • Responder às necessidades de formação graduada em gestão, em geral, e da gestão comercial em particular, através de uma visão sustentável das organizações;
  • Enquadrar uma formação adaptada à realidade do mundo digital atual, nos ciclos de vendas B2B e B2C;
  • Formar quadros superiores altamente qualificados de empresas, públicas ou privadas, com competências técnicas na área da gestão, marketing, e tecnologia;
  • Formar quadros especializados na área da Gestão Comercial que possam criar o seu próprio negócio.

Saídas Profissionais

Representantes comerciais, gestores e líderes de equipa comercial, diretores comerciais, gestores de CRM, diretores gerais, gestores operacionais, gestores de marketing, gestor logístico, gestor de comunicação e relações públicas, gestor de produto, KAM (Key account Manager), customer success manager, gestor de retalho físico, gestor de e-commerce, empresário.

Destinatários

  • Todos os titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou de habilitação legalmente equivalente e respetiva prova de acesso;
  • Qualquer candidato aprovado nas provas para maiores de 23 anos.

Condições de Acesso

Podem ingressar neste ciclo de estudos (CE) os alunos que apresentem candidatura através de concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

  • 16 Matemática ou
  • 18 Português ou
  • 04 Economia.

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par Instituição/Curso ou de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de outros cursos superiores, titulares de CET´s ou CTSP, maiores de 23 anos). Finalmente, podem ingressar, igualmente, os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto de Estudante Internacional.

Plano de estudos

Ano Curricular Duração Unidade Curricular ECTS
1 1ª Semestre Métodos Quantitativos/Quantitative Methods 6,0
1 1ª Semestre Ciências Económicas e Empresariais I 6,0
1 1ª Semestre Fundamentos de Marketing/Marketing Fundamentals 6,0
1 1ª Semestre Tecnologias de Informação /Information Technologies 4,0
1 1ª Semestre Direito Empresarial/Corporate Law 4,0
1 1ª Semestre Inglês de Negócios/Business English 4,0
1 2º Semestre Contabilidade Financeira/Financial Accounting 6,0
1 2º Semestre Comportamento do Consumidor/Consumer Behaviour 4,0
1 2º Semestre Direito Comercial e Fiscal/Commercial and Tax Law 6,0
1 2º Semestre Economia/Economics 4,0
1 2º Semestre Ciências Económicas e Empresariais II 6,0
1 2º Semestre Gestão de Recursos Humanos/Human Resources Management 4,0
2 1ª Semestre Análise de Dados e Métricas Empresariais/Data Analysis and Business Metrics 6,0
2 1ª Semestre Negócios Internacionais/International Businesses 6,0
2 1ª Semestre Gestão do Produto/Product Management 6,0
2 1ª Semestre Estratégia e Modelos de Negócio/Strategy and Business Models 4,0
2 1ª Semestre Estudos de Mercado/Market Research 4,0
2 1ª Semestre Técnicas de Apresentação e Negociação/Presentation and NegociationTechiques 4,0
2 2º Semestre Marketing Digital/Digital Marketing 4,0
2 2º Semestre Operações e Logística/Operations and Logistics 6,0
2 2º Semestre Gestão de Força de Vendas/Sales Force Management 4,0
2 2º Semestre Design de Serviço e Experiência/Service and Experience Design 6,0
2 2º Semestre Contabilidade de Gestão e Orçamental/Management and Budget Accounting 6,0
2 2º Semestre Marketing Relacional e de Conteúdo/Relational and Content Marketing 4,0
3 1ª Semestre Gestão de Sistemas de Informação/Information Systems Management 4,0
3 1ª Semestre Politicas e Estratégias de Preços/Pricing Policies and Strategies 4,0
3 1ª Semestre Gestão de Marcas/Brand Management 6,0
3 1ª Semestre Jogo de Gestão Comercial/Commercial Management Game 6,0
3 1ª Semestre Sustentabilidade e Marketing Social/Sustainability and Social Marketing 6,0
3 1ª Semestre Negócio e Estratégia Digital/Business and Digital Strategy 4,0
3 2º Semestre Inovação e Empreendedorismo/Innovation and Entrepreneurship 4,0
3 2º Semestre Projeto/Estágio/Project/Internship 16,0
3 2º Semestre Plataformas Digitais de Vendas e Clientes/Digital Sales Platforms and Customers 6,0
3 2º Semestre Opção I/Optional I 4,0

Candidatura online

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:

  • ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal

Valores

  • Candidatura
    Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 160€
    Mudança de Par Instituição/Curso 100€
    Estudante Internacional 350€
    Reingresso 100€
  • Matrícula e Inscrição
    Matrícula 280€
    Seguro Escolar 45€
    Inscrição 310€
  • Propinas
    Valor médio mensal pago em 12 meses 380,10€
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