Licenciatura em Gestão Comercial
Grau / ECTS
Licenciatura / 180 ECTS
Horário
Noturno
Apresentação
Num ambiente empresarial com fortemente competitivo e em constante mudança, as competências de gestão comercial são essenciais para não só criar valor para o cliente mas também captar o valor correspondente. A licenciatura em gestão comercial dota os seus participantes de conhecimentos e competências de gestão comercial e marketing, numa visão abrangente da função, conectando-a com as áreas de marketing, tecnologia, operacionais, as implicações legais e as competências não técnicas essenciais ao desempenho da função comercial.
Diretor / Coordenador
António Pimenta de Brito
Objetivos
- Responder às necessidades de formação graduada em gestão, em geral, e da gestão comercial em particular, através de uma visão sustentável das organizações;
- Enquadrar uma formação adaptada à realidade do mundo digital atual, nos ciclos de vendas B2B e B2C;
- Formar quadros superiores altamente qualificados de empresas, públicas ou privadas, com competências técnicas na área da gestão, marketing, e tecnologia;
- Formar quadros especializados na área da Gestão Comercial que possam criar o seu próprio negócio.
Saídas Profissionais
Representantes comerciais, gestores e líderes de equipa comercial, diretores comerciais, gestores de CRM, diretores gerais, gestores operacionais, gestores de marketing, gestor logístico, gestor de comunicação e relações públicas, gestor de produto, KAM (Key account Manager), customer success manager, gestor de retalho físico, gestor de e-commerce, empresário.
Destinatários
- Todos os titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou de habilitação legalmente equivalente e respetiva prova de acesso;
- Qualquer candidato aprovado nas provas para maiores de 23 anos.
Condições de Acesso
Podem ingressar neste ciclo de estudos (CE) os alunos que apresentem candidatura através de concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
- 16 Matemática ou
- 18 Português ou
- 04 Economia.
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par Instituição/Curso ou de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de outros cursos superiores, titulares de CET´s ou CTSP, maiores de 23 anos). Finalmente, podem ingressar, igualmente, os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto de Estudante Internacional.
Plano de estudos
Ano Curricular | Duração | Unidade Curricular | ECTS |
---|---|---|---|
1 | 1ª Semestre | Métodos Quantitativos/Quantitative Methods | 6,0 |
1 | 1ª Semestre | Ciências Económicas e Empresariais I | 6,0 |
1 | 1ª Semestre | Fundamentos de Marketing/Marketing Fundamentals | 6,0 |
1 | 1ª Semestre | Tecnologias de Informação /Information Technologies | 4,0 |
1 | 1ª Semestre | Direito Empresarial/Corporate Law | 4,0 |
1 | 1ª Semestre | Inglês de Negócios/Business English | 4,0 |
1 | 2º Semestre | Contabilidade Financeira/Financial Accounting | 6,0 |
1 | 2º Semestre | Comportamento do Consumidor/Consumer Behaviour | 4,0 |
1 | 2º Semestre | Direito Comercial e Fiscal/Commercial and Tax Law | 6,0 |
1 | 2º Semestre | Economia/Economics | 4,0 |
1 | 2º Semestre | Ciências Económicas e Empresariais II | 6,0 |
1 | 2º Semestre | Gestão de Recursos Humanos/Human Resources Management | 4,0 |
2 | 1ª Semestre | Análise de Dados e Métricas Empresariais/Data Analysis and Business Metrics | 6,0 |
2 | 1ª Semestre | Negócios Internacionais/International Businesses | 6,0 |
2 | 1ª Semestre | Gestão do Produto/Product Management | 6,0 |
2 | 1ª Semestre | Estratégia e Modelos de Negócio/Strategy and Business Models | 4,0 |
2 | 1ª Semestre | Estudos de Mercado/Market Research | 4,0 |
2 | 1ª Semestre | Técnicas de Apresentação e Negociação/Presentation and NegociationTechiques | 4,0 |
2 | 2º Semestre | Marketing Digital/Digital Marketing | 4,0 |
2 | 2º Semestre | Operações e Logística/Operations and Logistics | 6,0 |
2 | 2º Semestre | Gestão de Força de Vendas/Sales Force Management | 4,0 |
2 | 2º Semestre | Design de Serviço e Experiência/Service and Experience Design | 6,0 |
2 | 2º Semestre | Contabilidade de Gestão e Orçamental/Management and Budget Accounting | 6,0 |
2 | 2º Semestre | Marketing Relacional e de Conteúdo/Relational and Content Marketing | 4,0 |
3 | 1ª Semestre | Gestão de Sistemas de Informação/Information Systems Management | 4,0 |
3 | 1ª Semestre | Politicas e Estratégias de Preços/Pricing Policies and Strategies | 4,0 |
3 | 1ª Semestre | Gestão de Marcas/Brand Management | 6,0 |
3 | 1ª Semestre | Jogo de Gestão Comercial/Commercial Management Game | 6,0 |
3 | 1ª Semestre | Sustentabilidade e Marketing Social/Sustainability and Social Marketing | 6,0 |
3 | 1ª Semestre | Negócio e Estratégia Digital/Business and Digital Strategy | 4,0 |
3 | 2º Semestre | Inovação e Empreendedorismo/Innovation and Entrepreneurship | 4,0 |
3 | 2º Semestre | Projeto/Estágio/Project/Internship | 16,0 |
3 | 2º Semestre | Plataformas Digitais de Vendas e Clientes/Digital Sales Platforms and Customers | 6,0 |
3 | 2º Semestre | Opção I/Optional I | 4,0 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Candidatura
Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 160€ Mudança de Par Instituição/Curso 100€ Estudante Internacional 350€ Reingresso 100€ - Matrícula e Inscrição
Matrícula 280€ Seguro Escolar 45€ Inscrição 310€ - Propinas
Valor médio mensal pago em 12 meses 380,10€