Gestão Comercial
Telefone
- Despacho n.º 362/2024, de 15 de janeiro
- R/A-Cr 41/2023
- Horas de contacto: 1620.00
- Créditos ECTS: 180
- Requisitos de Graduação: 180
- Área Científica: Gestão
- Modo: Presencial
- Língua: PT
CalendáriosCalendars
- Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Acesso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional com ENEM
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Mudança par Instituição/Curso
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CET
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CTeSP
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
-
ApresentaçãoPresentation
Num ambiente empresarial com fortemente competitivo e em constante mudança, as competências de gestão comercial são essenciais para não só criar valor para o cliente mas também captar o valor correspondente. A licenciatura em gestão comercial dota os seus participantes de conhecimentos e competências de gestão comercial e marketing, numa visão abrangente da função, conectando-a com as áreas de marketing, tecnologia, operacionais, as implicações legais e as competências não técnicas essenciais ao desempenho da função comercial.
Razões para Frequentar este Curso Reasons
-
Condições de IngressoAccess Conditions
Podem ingressar neste ciclo de estudos (CE) os alunos que apresentem candidatura através de concurso institucional de acesso e realizem um seguintes conjuntos de provas:
04 Economia 18 Português
ou
16 Matemática 18 Português
ou
04 Economia 16 Matemática
ou
09 Geografia 18 Português
ou
13 Inglês 18 Português
ou
09 Geografia 16 MatemáticaOs candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par Instituição/Curso ou de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de outros cursos superiores, titulares de CET´s ou CTSP, maiores de 23 anos). Finalmente, podem ingressar, igualmente, os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto de Estudante Internacional.
-
ObjectivosObjectives
- Responder às necessidades de formação graduada em gestão, em geral, e da gestão comercial em particular, através de uma visão sustentável das organizações;
- Enquadrar uma formação adaptada à realidade do mundo digital atual, nos ciclos de vendas B2B e B2C;
- Formar quadros superiores altamente qualificados de empresas, públicas ou privadas, com competências técnicas na área da gestão, marketing, e tecnologia;
- Formar quadros especializados na área da Gestão Comercial que possam criar o seu próprio negócio.
-
DestinatáriosRecipients
- Todos os titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou de habilitação legalmente equivalente e respetiva prova de acesso;
- Qualquer candidato aprovado nas provas para maiores de 23 anos.
-
CompetênciasCompetences
Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens:
- Acompanhar as crianças e os jovens na sua formação e desenvolvimento cognitivo, psico-motor e sócioafectivo em diferentes contextos;
- Elaborar e dinamizar planos de ação socioeducativa adequados a crianças e jovens, em diferentes contextos socioeducativos;
- Garantir o bem-estar, condições de higiene e segurança das crianças e jovens e a sua integração nas normas de funcionamento das instituições;
- Implementar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa, mediante o conhecimento sócio histórico permitindo construir respostas ajustadas a cada situação concreta;
- Participar e apoiar equipas interdisciplinares que intervêm em instituições e espaços educativos de crianças e jovens, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos;
- Planificar, gerir e dinamizar atividades de tempos livres;
- Colaborar na inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais, recorrendo a estratégias e recursos educativos que favoreçam o seu desenvolvimento integral;
- Gerir relações interpessoais em contextos multiculturais, potenciando a interculturalidade;
- Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem com crianças e jovens.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
Representantes comerciais, gestores e líderes de equipa comercial, diretores comerciais, gestores de CRM, diretores gerais, gestores operacionais, gestores de marketing, gestor logístico, gestor de comunicação e relações públicas, gestor de produto, KAM (Key account Manager), customer success manager, gestor de retalho físico, gestor de e-commerce, empresário.
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Ciências Económicas e Empresariais I 6 ECTS Direito Empresarial 4 ECTS Fundamentos de Marketing 6 ECTS Inglês de Negócios 4 ECTS Métodos Quantitativos 6 ECTS Tecnologias de Informação 4 ECTS Ciências Económicas e Empresariais II 6 ECTS Comportamento do Consumidor 4 ECTS Contabilidade Financeira 6 ECTS Direito Comercial e Fiscal 6 ECTS Economia 4 ECTS Gestão de Recursos Humanos 4 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Análise de Dados e Métricas Empresariais 6 ECTS Estratégia e Modelos de Negócio 4 ECTS Estudos de Mercado 4 ECTS Gestão do Produto 6 ECTS Negócios Internacionais 6 ECTS Técnicas de Apresentação e Negociação 4 ECTS Contabilidade de Gestão e Orçamental 6 ECTS Design de Serviço e Experiência 6 ECTS Gestão de Força de Vendas 4 ECTS Marketing Digital 4 ECTS Marketing Relacional e de Conteúdo 4 ECTS Operações e Logística 6 ECTS 3º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Gestão de Marcas 6 ECTS Gestão de Sistemas de Informação 4 ECTS Jogo de Gestão Comercial 6 ECTS Negócio e Estratégia Digital 4 ECTS Politicas e Estratégias de Preços 4 ECTS Sustentabilidade e Marketing Social 6 ECTS Inovação e Empreendedorismo 4 ECTS Plataformas Digitais de Vendas e Clientes 6 ECTS Estágio (Trabalho Final) 16 ECTS Projeto (Trabalho Final) 16 ECTS