CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens

Registo inicial: R/Cr 27/2020 de 30-03-2020
Registos de alteração: R/Cr 27.1/2020 de 22-11-2022

Apresentação

No cenário globalizado e multicultural dos dias de hoje, a educação para todos emerge como uma das prioridades nacionais e internacionais em linha com os objetivos da Agenda 2030 da ONU nomeadamente de “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Foi neste sentido, que o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou um significativo livro onde colocou em evidência a situação das crianças que, pelas circunstâncias familiares ou pessoais, correm risco de exclusão no sistema educativo e na sociedade.

No mesmo sentido, é publicada a Lei n.º 65/2015, de 3 de julho que estabelece a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 4 anos de idade, já que a Lei n.º 85/2009, de 27 agosto determinava o regime de escolaridade obrigatória e consagrava a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade. Acresce a esta preocupação a imperiosa necessidade de criar condições que permitam garantir a igualdade de acesso à educação e à aquisição de aprendizagens relevantes, com particular atenção a jovens e grupos mais vulneráveis.

Atentos a esta questão, o Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende dar resposta à necessidade cada vez mais crescente do tecido socioeducativo, cultural e económico ao nível de quadros intermédios.

Direcção / Coordenação

Maria Neves Gonçalves

Objetivos

Formar técnicos profissionais aptos a conceber, dinamizar e supervisionar atividades educativas para crianças e jovens em diferentes contextos, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, psico-motor e socioafetivo.

Competências

Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens:

• Acompanhar as crianças e os jovens na sua formação e desenvolvimento cognitivo, psico-motor e sócioafectivo em diferentes contextos;
  • Elaborar e dinamizar planos de ação socioeducativa adequados a crianças e jovens, em diferentes contextos socioeducativos;
  • Garantir o bem-estar, condições de higiene e segurança das crianças e jovens e a sua integração nas normas de funcionamento das instituições;
  • Implementar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa, mediante o conhecimento sócio histórico permitindo construir respostas ajustadas a cada situação concreta;
  • Participar e apoiar equipas interdisciplinares que intervêm em instituições e espaços educativos de crianças e jovens, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos;
  • Planificar, gerir e dinamizar atividades de tempos livres;
  • Colaborar na inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais, recorrendo a estratégias e recursos educativos que favoreçam o seu desenvolvimento integral;
  • Gerir relações interpessoais em contextos multiculturais, potenciando a interculturalidade;
  • Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem com crianças e jovens.

Acompanhamento de crianças e jovens em:

• Creches e jardins de infância;
  • ATLs:
  • Associações;
  • Centros Sociais;
  • Centros de Acolhimento;
  • Centros Paroquiais;
  • Fundações;
  • Câmaras Municipais;
  • Comissões de protecção de crianças e jovens;
  • IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Equipamentos e Instalações

A Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:

• Biblioteca especializada e geral;
  • Salas de Aula;
  • Salas de Estudo;
  • Auditórios;
  • Laboratórios de Informática e Computação.

Condições de admissão

• Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
  • Titulares de cursos profissionais;
  • Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
  • Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:

• Filosofia
  • Português