Acompanhamento de Crianças e Jovens
Telefone
- Deliberação A3ES
- Despacho n.º 4847/2020, de 22 de abril
- Horas de contacto: 1335.00
- Créditos ECTS: 120
- Requisitos de Graduação: 120
- Área Científica: Educação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
Registo inicial: R/Cr 27/2020 de 30-03-2020
Registos de alteração: R/Cr 27.1/2020 de 22-11-2022
CalendáriosCalendars
- Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2024-01-05 2025-06-30 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a CTeSP - para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente)
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-02 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-02 - Candidatura a CTeSP - Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-02 - Candidatura a CTeSP - Mudança de par Instituição/curso
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-02 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-02
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
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ApresentaçãoPresentation
No cenário globalizado e multicultural dos dias de hoje, a educação para todos emerge como uma das prioridades nacionais e internacionais em linha com os objetivos da Agenda 2030 da ONU nomeadamente de assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos¿. Foi neste sentido, que o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou um significativo livro onde colocou em evidência a situação das crianças que, pelas circunstâncias familiares ou pessoais, correm risco de exclusão no sistema educativo e na sociedade.
No mesmo sentido, é publicada a Lei n.º 65/2015, de 3 de julho que estabelece a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 4 anos de idade, já que a Lei n.º 85/2009, de 27 agosto determinava o regime de escolaridade obrigatória e consagrava a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade. Acresce a esta preocupação a imperiosa necessidade de criar condições que permitam garantir a igualdade de acesso à educação e à aquisição de aprendizagens relevantes, com particular atenção a jovens e grupos mais vulneráveis.
Atentos a esta questão, o Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende dar resposta à necessidade cada vez mais crescente do tecido socioeducativo, cultural e económico ao nível de quadros intermédios.
Razões para Frequentar este Curso Reasons
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Condições de IngressoAccess Conditions
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de cursos profissionais;
- Titulares de CET's, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
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ObjectivosObjectives
Formar técnicos profissionais aptos a conceber, dinamizar e supervisionar atividades educativas para crianças e jovens em diferentes contextos, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, psico-motor e socioafetivo.
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CompetênciasCompetences
Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens:
- Acompanhar as crianças e os jovens na sua formação e desenvolvimento cognitivo, psico-motor e sócioafectivo em diferentes contextos;
- Elaborar e dinamizar planos de ação socioeducativa adequados a crianças e jovens, em diferentes contextos socioeducativos;
- Garantir o bem-estar, condições de higiene e segurança das crianças e jovens e a sua integração nas normas de funcionamento das instituições;
- Implementar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa, mediante o conhecimento sócio histórico permitindo construir respostas ajustadas a cada situação concreta;
- Participar e apoiar equipas interdisciplinares que intervêm em instituições e espaços educativos de crianças e jovens, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos;
- Planificar, gerir e dinamizar atividades de tempos livres;
- Colaborar na inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais, recorrendo a estratégias e recursos educativos que favoreçam o seu desenvolvimento integral;
- Gerir relações interpessoais em contextos multiculturais, potenciando a interculturalidade;
- Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem com crianças e jovens.
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Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
Acompanhamento de crianças e jovens em:
- Creches e jardins de infância;
- ATLs:
- Associações;
- Centros Sociais;
- Centros de Acolhimento;
- Centros Paroquiais;
- Fundações;
- Câmaras Municipais;
- Comissões de proteção de crianças e jovens;
- IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social.
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DocentesTeachers
- Paulo Jorge Quaresma Ferreira
- Rute Maria Da Silva Proença Muchacho
- Maria Neves Leal Gonçalves
- Maria Da Conceição Cunha Louro
- Sacha Pereira Matias
- Nagayamma Kaymir Tavares De Sousa Aragão
- Jorge Manuel Dos Santos Farromba
- Dulce Maria Morais De Amaral Franco
- José Carlos Bento De Carvalho
- Raquel Vanessa Horta Ramos
- Sara Soares Belo
- Anabela Brito Correia De Freitas
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Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Desenvolvimento Cultural e Patrimonial para Crianças e Jovens 6 ECTS Educação Ambiental e Sustentabilidade 6 ECTS Educação, Cidadania e Direitos Humanos 5 ECTS Empreendedorismo Social 6 ECTS Prevenção de Comportamentos de Risco em Crianças e Jovens 7 ECTS Estágio 30 ECTS