CTeSP em Acompanhamento de Crianças e Jovens
Apresentação
No cenário globalizado e multicultural dos dias de hoje, a educação para todos emerge como uma das prioridades nacionais e internacionais em linha com os objetivos da Agenda 2030 da ONU nomeadamente de “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Foi neste sentido, que o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou um significativo livro onde colocou em evidência a situação das crianças que, pelas circunstâncias familiares ou pessoais, correm risco de exclusão no sistema educativo e na sociedade.
No mesmo sentido, é publicada a Lei n.º 65/2015, de 3 de julho que estabelece a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 4 anos de idade, já que a Lei n.º 85/2009, de 27 agosto determinava o regime de escolaridade obrigatória e consagrava a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade. Acresce a esta preocupação a imperiosa necessidade de criar condições que permitam garantir a igualdade de acesso à educação e à aquisição de aprendizagens relevantes, com particular atenção a jovens e grupos mais vulneráveis.
Atentos a esta questão, o Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende dar resposta à necessidade cada vez mais crescente do tecido socioeducativo, cultural e económico ao nível de quadros intermédios.
Direcção / Coordenação
Isabel Sanches
Objetivos
Formar técnicos profissionais aptos a conceber, dinamizar e supervisionar atividades educativas para crianças e jovens em diferentes contextos, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, psico-motor e socioafetivo.
Competências
Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens:
- Acompanhar as crianças e os jovens na sua formação e desenvolvimento cognitivo, psico-motor e sócioafectivo em diferentes contextos;
- Elaborar e dinamizar planos de ação socioeducativa adequados a crianças e jovens, em diferentes contextos socioeducativos;
- Garantir o bem-estar, condições de higiene e segurança das crianças e jovens e a sua integração nas normas de funcionamento das instituições;
- Implementar métodos e técnicas de intervenção socioeducativa, mediante o conhecimento sócio histórico permitindo construir respostas ajustadas a cada situação concreta;
- Participar e apoiar equipas interdisciplinares que intervêm em instituições e espaços educativos de crianças e jovens, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos;
- Planificar, gerir e dinamizar atividades de tempos livres;
- Colaborar na inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais, recorrendo a estratégias e recursos educativos que favoreçam o seu desenvolvimento integral;
- Gerir relações interpessoais em contextos multiculturais, potenciando a interculturalidade;
- Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem com crianças e jovens.
Saídas Profissionais
Acompanhamento de crianças e jovens em:
- Creches e jardins de infância;
- ATLs:
- Associações;
- Centros Sociais;
- Centros de Acolhimento;
- Centros Paroquiais;
- Fundações;
- Câmaras Municipais;
- Comissões de protecção de crianças e jovens;
- IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Equipamentos e Instalações
A Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:
- Biblioteca especializada e geral;
- Salas de Aula;
- Salas de Estudo;
- Auditórios;
- Laboratórios de Informática e Computação.
Condições de admissão
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de cursos profissionais;
- Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
Áreas relevantes para Ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Filosofia
- Português
- História
Plano de Estudos
1.º ANO | ECTS |
---|---|
Língua Portuguesa: Comunicação e Diversidade | 5 |
Educação para a Saúde e Primeiros Socorros | 6 |
Oficina Artística para Aplicação a Crianças e Jovens | 7 |
Psicologia Social | 6 |
Pedagogias da Infância | 5 |
Oficina Multimédia para Aplicação a Crianças Jovens | 7 |
Métodos, Dinâmicas e Técnicas de Intervenção Socioeducativa | 6 |
Intervenção Psicossocial e elementos do Direito | 7 |
Análise Socio-histórica das Instituições Socioeducativas | 5 |
Inclusão Social: Necessidades Educativas Especiais em Crianças e Jovens | 6 |
2.º ANO | ECTS |
Educação Ambiental e Sustentabilidade | 6 |
Educação, Cidadania e Direitos Humanos | 5 |
Prevenção de Comportamentos de Risco em Crianças e Jovens | 7 |
Desenvolvimento Cultural e Patrimonial para Crianças e Jovens | 6 |
Empreendedorismo Social | 6 |
Estágio | 30 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal