Ensino Lusófona
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CTeSP em Marketing Digital

Bolsas de Estudo PRR

Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.

Informe-se e candidate-se

DGES - N.º de registo e data: R/Cr 53/2019 de 22-10-2019

Apresentação

Os processos de transformação digital que ocorreram na última década foram altamente disruptivos e provocaram alterações profundas em muitos dos modelos de negócios outrora existentes. Começando pela área dos media impressos onde muitas publicações tiveram que repensar o seu modelo de negócio, optando muitos por manter apenas a versão online descontinuando a versão em papel, para não falar da indústria da música onde a distribuição de base digital veio revolucionar todo este mercado.

A área do marketing e da publicidade é outra das áreas que está no presente momento a sofrer inúmeras alterações a todos os níveis. O marketing de serviços e produtos e a publicidade online são hoje áreas de negócio em elevado ritmo de transformação, não apenas em termos do volume de ferramentas disponíveis, mas também no contínuo de novas e originais formas de contacto e de atração com os consumidores. A possibilidade da monitorização constante e personalizada de mensagens, o remarketing de conteúdos e a capacidade de gerar perfis de consumidores cada vez mais eficazes e pertinentes através de Big Data, bem como o crescimento de novos canais e contextos de interação entre marcas e clientes são hoje uma realidade incontornável do Marketing Digital. A procura por profissionais em marketing digital tem crescido de forma muito acentuada sendo considerada como uma das profissões com mais procura e com previsão de um ainda maior crescimento nos próximos tempos.

O Curso Técnico Superior Profissional de Marketing Digital, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende responder a esta procura por parte do mercado de trabalho de jovens profissionais qualificados ao exercício do Marketing Digital não apenas a um nível operacional mas também com competências estratégicas.

Diretor / Coordenador

Paulo Ferreira / Timóteo Rodrigues

Objetivos

Formar profissionais capazes de criar, planear e gerir produtos de marketing digital, planear e implementar campanhas de marketing digital em diferentes meios, canais e plataformas, bem como monitorizar, analisar e agir com base em dados analíticos.

Competências

O plano de estudos do CTeSP de Marketing Digital do Instituto Politécnico da Lusofonia permite a aquisição das seguintes competências:

  • Elaborar suportes para ações de campanha de marketing digital como websites, landing pages, e-mails, e-flyers, elementos gráficos para redes sociais e formulários para captação de leads;
  • Gerir perfis de redes sociais e adequar ações e estratégias individualmente para cada rede social, bem como ações integradas com diferentes redes sociai e suportes em simultâneo;
  • Criar e otimizar conteúdos textuais para a web alinhados com as necessidades dos consumidores;
  • Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;
  • Implementar e adequar campanhas aos diferentes canais do marketing digital;
  • Desenvolver estudos de mercado para identificar necessidades e propor diferentes abordagens;
  • Conceber e compor imagens adequadas ao contexto e ao público-alvo no âmbito do marketing digital;
  • Executar e planear ações de optimização em web sites de forma a melhorar o seu posicionamento orgânico em motores de busca;
  • Elaborar análises de conformidade legal ao planeamento de ações de marketing digital.

Saídas Profissionais

Os diplomados estão habilitados a desenvolver as seguintes funções:

  • Gestão e Manutenção de Conteúdos Online;
  • Desenvolvimento de Materiais de Comunicação para Campanhas;
  • Gestão de Redes Sociais;
  • Apoio na Implementação de Estratégias de Marketing;
  • Gestão de Campanhas Online;
  • Gestão e Medição do Desempenho das Campanhas;
  • Gestão das Plataformas Online;
  • Colaborar no meio empresarial na área de Marketing, Design, Publicidade e Comunicação.

Equipamentos e Instalações

A Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:

  • Biblioteca especializada e geral;
  • Salas de Aula;
  • Salas de Estudo;
  • Auditórios;
  • Laboratórios de Informática e Computação.

O Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe também de infraestruturas e materiais específicos no âmbito do protocolo estabelecido com a COFAC para utilização de instalações e equipamentos no campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Condições de admissão

  • Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
  • Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
  • Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:

  • Português
  • Inglês

Plano de Estudos

1.º ANO ECTS
Português e Técnicas de Comunicação 6
Fundamentos de Marketing 3
Inglês 6
Composição de Imagem Digital 6
Comportamento do Consumidor 4
Sistemas e Gestão de Conteúdo Online 4
Direito da Comunicação e da Informação 4
Marketing Digital 4
E-mail Marketing 3
Marketing de Conteúdos 4
Marketing em Redes Sociais 5
Optimização para Motores de Pesquisa 6
Fundamentos de Linguagens Web 5
2.º ANO ECTS
Estudos de Mercado 5
Publicidade Online 6
Métricas e avaliação de Desempenho 5
Marketing para Dispositivos Móveis 4
Estratégia e Planeamento de Campanhas 5
Comércio Eletrónico 5
Estágio 30

Candidatura online

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:

  • ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal

Valores

  • Candidatura
    Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 115€
    Mudança de Par Instituição/Curso 100€
    Reingresso 100€
  • Matrícula e Inscrição
    Matrícula 150€
    Seguro Escolar 45€
    Inscrição 120€
  • Propinas
    Valor médio mensal pago em 11 meses 230,10€
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