CTeSP em Marketing Digital
Bolsas de Estudo PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.
Apresentação
Os processos de transformação digital que ocorreram na última década foram altamente disruptivos e provocaram alterações profundas em muitos dos modelos de negócios outrora existentes. Começando pela área dos media impressos onde muitas publicações tiveram que repensar o seu modelo de negócio, optando muitos por manter apenas a versão online descontinuando a versão em papel, para não falar da indústria da música onde a distribuição de base digital veio revolucionar todo este mercado.
A área do marketing e da publicidade é outra das áreas que está no presente momento a sofrer inúmeras alterações a todos os níveis. O marketing de serviços e produtos e a publicidade online são hoje áreas de negócio em elevado ritmo de transformação, não apenas em termos do volume de ferramentas disponíveis, mas também no contínuo de novas e originais formas de contacto e de atração com os consumidores. A possibilidade da monitorização constante e personalizada de mensagens, o remarketing de conteúdos e a capacidade de gerar perfis de consumidores cada vez mais eficazes e pertinentes através de Big Data, bem como o crescimento de novos canais e contextos de interação entre marcas e clientes são hoje uma realidade incontornável do Marketing Digital. A procura por profissionais em marketing digital tem crescido de forma muito acentuada sendo considerada como uma das profissões com mais procura e com previsão de um ainda maior crescimento nos próximos tempos.
O Curso Técnico Superior Profissional de Marketing Digital, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende responder a esta procura por parte do mercado de trabalho de jovens profissionais qualificados ao exercício do Marketing Digital não apenas a um nível operacional mas também com competências estratégicas.
Diretor / Coordenador
Paulo Ferreira / Timóteo Rodrigues
Objetivos
Formar profissionais capazes de criar, planear e gerir produtos de marketing digital, planear e implementar campanhas de marketing digital em diferentes meios, canais e plataformas, bem como monitorizar, analisar e agir com base em dados analíticos.
Competências
O plano de estudos do CTeSP de Marketing Digital do Instituto Politécnico da Lusofonia permite a aquisição das seguintes competências:
- Elaborar suportes para ações de campanha de marketing digital como websites, landing pages, e-mails, e-flyers, elementos gráficos para redes sociais e formulários para captação de leads;
- Gerir perfis de redes sociais e adequar ações e estratégias individualmente para cada rede social, bem como ações integradas com diferentes redes sociai e suportes em simultâneo;
- Criar e otimizar conteúdos textuais para a web alinhados com as necessidades dos consumidores;
- Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;
- Implementar e adequar campanhas aos diferentes canais do marketing digital;
- Desenvolver estudos de mercado para identificar necessidades e propor diferentes abordagens;
- Conceber e compor imagens adequadas ao contexto e ao público-alvo no âmbito do marketing digital;
- Executar e planear ações de optimização em web sites de forma a melhorar o seu posicionamento orgânico em motores de busca;
- Elaborar análises de conformidade legal ao planeamento de ações de marketing digital.
Saídas Profissionais
Os diplomados estão habilitados a desenvolver as seguintes funções:
- Gestão e Manutenção de Conteúdos Online;
- Desenvolvimento de Materiais de Comunicação para Campanhas;
- Gestão de Redes Sociais;
- Apoio na Implementação de Estratégias de Marketing;
- Gestão de Campanhas Online;
- Gestão e Medição do Desempenho das Campanhas;
- Gestão das Plataformas Online;
- Colaborar no meio empresarial na área de Marketing, Design, Publicidade e Comunicação.
Equipamentos e Instalações
A Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:
- Biblioteca especializada e geral;
- Salas de Aula;
- Salas de Estudo;
- Auditórios;
- Laboratórios de Informática e Computação.
O Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe também de infraestruturas e materiais específicos no âmbito do protocolo estabelecido com a COFAC para utilização de instalações e equipamentos no campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Condições de admissão
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
Áreas relevantes para Ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Português
- Inglês
Plano de Estudos
1.º ANO | ECTS |
---|---|
Português e Técnicas de Comunicação | 6 |
Fundamentos de Marketing | 3 |
Inglês | 6 |
Composição de Imagem Digital | 6 |
Comportamento do Consumidor | 4 |
Sistemas e Gestão de Conteúdo Online | 4 |
Direito da Comunicação e da Informação | 4 |
Marketing Digital | 4 |
E-mail Marketing | 3 |
Marketing de Conteúdos | 4 |
Marketing em Redes Sociais | 5 |
Optimização para Motores de Pesquisa | 6 |
Fundamentos de Linguagens Web | 5 |
2.º ANO | ECTS |
Estudos de Mercado | 5 |
Publicidade Online | 6 |
Métricas e avaliação de Desempenho | 5 |
Marketing para Dispositivos Móveis | 4 |
Estratégia e Planeamento de Campanhas | 5 |
Comércio Eletrónico | 5 |
Estágio | 30 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Candidatura
Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 115€ Mudança de Par Instituição/Curso 100€ Reingresso 100€ - Matrícula e Inscrição
Matrícula 150€ Seguro Escolar 45€ Inscrição 120€ - Propinas
Valor médio mensal pago em 11 meses 230,10€ - Matrícula e Inscrição