Skip to main content
Direção
PAULO JORGE QUARESMA FERREIRA
Secretariado
Carla Marques
Telefone

  • Deliberação A3ES
  • Despacho n.º 10931/2019, de 22 de novembro
  • Horas de contacto: 1510.00
  • Créditos ECTS: 120
  • Requisitos de Graduação: 120
  • Área Científica: Artes e Design
  • Modo: Presencial
  • Língua: PT
  • Nº de Semestres: 4
Grau: 
CTeSP (CTSP)
Diplomas legais: Despacho n.º 10931/2019 (2.ª Série) de 22-11-2019
Registo inicial: R/Cr 53/2019 de 22-10-2019
Registos de alteração: R/Cr 53.1/2019 de 12-10-2020

CalendáriosCalendars

Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Candidatura

Maiores 23 (com prova externa já realizada) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
130€
Maiores 23 (com prova externa já realizada) Cidadãos de paises fora da UE
400€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
130€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna) Cidadãos de paises fora da UE
400€
Mudança de par Instituição/curso
105€
para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente) Cidadãos de paises fora da UE
400€
para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
130€
Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP Cidadãos de paises fora da UE
400€
Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
130€
Candidatura de Reingresso
105€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
350€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
200€

Valores Matrícula e Inscrição

Matrícula
155€
Seguro Escolar
47€
Inscrição em Ano Lectivo
130€

Propinas

Valor por ECTS
10.2€
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
306€
  • ApresentaçãoPresentation

    Os processos de transformação digital que ocorreram na última década foram altamente disruptivos e provocaram alterações profundas em muitos dos modelos de negócios outrora existentes. Começando pela área dos media impressos onde muitas publicações tiveram que repensar o seu modelo de negócio, optando muitos por manter apenas a versão online descontinuando a versão em papel, para não falar da indústria da música onde a distribuição de base digital veio revolucionar todo este mercado.

    A área do marketing e da publicidade é outra das áreas que está no presente momento a sofrer inúmeras alterações a todos os níveis. O marketing de serviços e produtos e a publicidade online são hoje áreas de negócio em elevado ritmo de transformação, não apenas em termos do volume de ferramentas disponíveis, mas também no contínuo de novas e originais formas de contacto e de atração com os consumidores. A possibilidade da monitorização constante e personalizada de mensagens, o remarketing de conteúdos e a capacidade de gerar perfis de consumidores cada vez mais eficazes e pertinentes através de Big Data, bem como o crescimento de novos canais e contextos de interação entre marcas e clientes são hoje uma realidade incontornável do Marketing Digital. A procura por profissionais em marketing digital tem crescido de forma muito acentuada sendo considerada como uma das profissões com mais procura e com previsão de um ainda maior crescimento nos próximos tempos.

    O Curso Técnico Superior Profissional de Marketing Digital, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende responder a esta procura por parte do mercado de trabalho de jovens profissionais qualificados ao exercício do Marketing Digital não apenas a um nível operacional mas também com competências estratégicas.

  • Condições de IngressoAccess Conditions

    • Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
    • Titulares de CET's, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
    • Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
  • ObjectivosObjectives

    Formar profissionais capazes de criar, planear e gerir produtos de marketing digital, planear e implementar campanhas de marketing digital em diferentes meios, canais e plataformas, bem como monitorizar, analisar e agir com base em dados analíticos.

  • CompetênciasCompetences

    • Elaborar suportes para ações de campanha de marketing digital como websites, landing pages, e-mails, e-flyers, elementos gráficos para redes sociais e formulários para captação de leads;
    • Gerir perfis de redes sociais e adequar ações e estratégias individualmente para cada rede social, bem como ações integradas com diferentes redes sociais e suportes em simultâneo;
    • Criar e otimizar conteúdos textuais para a web alinhados com as necessidades dos consumidores;
    • Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;
    • Implementar e adequar campanhas aos diferentes canais do marketing digital;
    • Desenvolver estudos de mercado para identificar necessidades e propor diferentes abordagens;
    • Conceber e compor imagens adequadas ao contexto e ao público-alvo no âmbito do marketing digital;
    • Executar e planear ações de optimização em websites de forma a melhorar o seu posicionamento orgânico em motores de busca;
    • Elaborar análises de conformidade legal ao planeamento de ações de marketing digital.
  • Saídas ProfissionaisCareer Opportunities

    • Gestão e Manutenção de Conteúdos Online;
    • Desenvolvimento de Materiais de Comunicação para Campanhas;
    • Gestão de Redes Sociais;
    • Apoio na Implementação de Estratégias de Marketing;
    • Gestão de Campanhas Online;
    • Gestão e Medição do Desempenho das Campanhas;
    • Gestão das Plataformas Online;
    • Colaborar no meio empresarial na área de Marketing, Design, Publicidade e Comunicação.
  • DocentesTeachers
    • Alexandre Manuel De Melo Banha Sousa Pereira
    • Fernanda Maria De Carvalho Peixoto Bessa Pereira
    • Paulo Jorge Quaresma Ferreira
    • Rute Maria Da Silva Proença Muchacho
    • Alexandra Maria De Sousa Veloso Barradas
    • Luís José Martins Rodrigues Matias
    • Arlinda Manuela Dos Santos Cabral
    • Rita Isabel Mendonça Leandro
    • Hernani Pawlick David
    • Carla Sofia Correia Da Costa Viana
    • Timóteo De Almeida Rodrigues
    • António Garcia Nunes Morão
    • Pedro Gustavo Da Costa Duarte
    • Ilidio Baltazar Nunes
    • Joana Catarina Jesus Guilherme
    • Ana Claúdia Gonçalves Rodrigues
    • Arthur Franca Sarcinelli
    • Valter Rafael Pereira Arrais