Marketing Digital
Telefone
- Deliberação A3ES
- Despacho n.º 10931/2019, de 22 de novembro
- Horas de contacto: 1510.00
- Créditos ECTS: 120
- Requisitos de Graduação: 120
- Área Científica: Artes e Design
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 4
Registo inicial: R/Cr 53/2019 de 22-10-2019
Registos de alteração: R/Cr 53.1/2019 de 12-10-2020
CalendáriosCalendars
- Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a CTeSP - para alunos com ensino secundário completo (12º ano ou habilitação equivalente)
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-07-01 2025-07-25 - Candidatura a CTeSP - Titulares de Curso Superior / CET / CTeSP
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-07-01 2025-07-25 - Candidatura a CTeSP - Mudança de par Instituição/curso
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-07-01 2025-07-25 - Candidatura a CTeSP - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-07-01 2025-07-25 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
-
ApresentaçãoPresentation
Os processos de transformação digital que ocorreram na última década foram altamente disruptivos e provocaram alterações profundas em muitos dos modelos de negócios outrora existentes. Começando pela área dos media impressos onde muitas publicações tiveram que repensar o seu modelo de negócio, optando muitos por manter apenas a versão online descontinuando a versão em papel, para não falar da indústria da música onde a distribuição de base digital veio revolucionar todo este mercado.
A área do marketing e da publicidade é outra das áreas que está no presente momento a sofrer inúmeras alterações a todos os níveis. O marketing de serviços e produtos e a publicidade online são hoje áreas de negócio em elevado ritmo de transformação, não apenas em termos do volume de ferramentas disponíveis, mas também no contínuo de novas e originais formas de contacto e de atração com os consumidores. A possibilidade da monitorização constante e personalizada de mensagens, o remarketing de conteúdos e a capacidade de gerar perfis de consumidores cada vez mais eficazes e pertinentes através de Big Data, bem como o crescimento de novos canais e contextos de interação entre marcas e clientes são hoje uma realidade incontornável do Marketing Digital. A procura por profissionais em marketing digital tem crescido de forma muito acentuada sendo considerada como uma das profissões com mais procura e com previsão de um ainda maior crescimento nos próximos tempos.
O Curso Técnico Superior Profissional de Marketing Digital, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende responder a esta procura por parte do mercado de trabalho de jovens profissionais qualificados ao exercício do Marketing Digital não apenas a um nível operacional mas também com competências estratégicas.
-
Condições de IngressoAccess Conditions
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de CET's, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
-
ObjectivosObjectives
Formar profissionais capazes de criar, planear e gerir produtos de marketing digital, planear e implementar campanhas de marketing digital em diferentes meios, canais e plataformas, bem como monitorizar, analisar e agir com base em dados analíticos.
-
CompetênciasCompetences
- Elaborar suportes para ações de campanha de marketing digital como websites, landing pages, e-mails, e-flyers, elementos gráficos para redes sociais e formulários para captação de leads;
- Gerir perfis de redes sociais e adequar ações e estratégias individualmente para cada rede social, bem como ações integradas com diferentes redes sociais e suportes em simultâneo;
- Criar e otimizar conteúdos textuais para a web alinhados com as necessidades dos consumidores;
- Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;
- Implementar e adequar campanhas aos diferentes canais do marketing digital;
- Desenvolver estudos de mercado para identificar necessidades e propor diferentes abordagens;
- Conceber e compor imagens adequadas ao contexto e ao público-alvo no âmbito do marketing digital;
- Executar e planear ações de optimização em websites de forma a melhorar o seu posicionamento orgânico em motores de busca;
- Elaborar análises de conformidade legal ao planeamento de ações de marketing digital.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
- Gestão e Manutenção de Conteúdos Online;
- Desenvolvimento de Materiais de Comunicação para Campanhas;
- Gestão de Redes Sociais;
- Apoio na Implementação de Estratégias de Marketing;
- Gestão de Campanhas Online;
- Gestão e Medição do Desempenho das Campanhas;
- Gestão das Plataformas Online;
- Colaborar no meio empresarial na área de Marketing, Design, Publicidade e Comunicação.
-
DocentesTeachers
- Alexandre Manuel De Melo Banha Sousa Pereira
- Fernanda Maria De Carvalho Peixoto Bessa Pereira
- Paulo Jorge Quaresma Ferreira
- Rute Maria Da Silva Proença Muchacho
- Alexandra Maria De Sousa Veloso Barradas
- Luís José Martins Rodrigues Matias
- Arlinda Manuela Dos Santos Cabral
- Rita Isabel Mendonça Leandro
- Hernani Pawlick David
- Carla Sofia Correia Da Costa Viana
- Timóteo De Almeida Rodrigues
- António Garcia Nunes Morão
- Pedro Gustavo Da Costa Duarte
- Ilidio Baltazar Nunes
- Joana Catarina Jesus Guilherme
- Ana Claúdia Gonçalves Rodrigues
- Arthur Franca Sarcinelli
- Valter Rafael Pereira Arrais
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Comportamento do Consumidor 4 ECTS Composição de Imagem Digital 6 ECTS Direito da Comunicação e da Informação 4 ECTS E-mail Marketing 3 ECTS Fundamentos de Marketing 3 ECTS Português e Técnicas de Comunicação 6 ECTS Sistemas e Gestão de Conteúdo Online 4 ECTS Fundamentos de Linguagens Web 5 ECTS Inglês 6 ECTS Marketing de Conteúdos 4 ECTS Marketing Digital 4 ECTS Marketing em Redes Sociais 5 ECTS Optimização para Motores de Pesquisa 6 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Comércio Electrónico 5 ECTS Estratégia e Planeamento de Campanhas 5 ECTS Estudos de Mercado 5 ECTS Marketing para Dispositivos Móveis 4 ECTS Métricas e Avaliação de Desempenho 5 ECTS Publicidade Online 6 ECTS Estágio 30 ECTS