Ensino Lusófona
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Licenciatura em Enfermagem

DGES - N.º de registo e data: ACEF/2122/0027406 06-09-2023
Curso Avaliado e Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Apresentação

Atualmente, é publicamente reconhecido que os enfermeiros constituem uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento do sistema de saúde e na garantia do acesso da população a cuidados de saúde de qualidade. Neste sentido, torna-se imperativo a excelência da formação inicial e contínua.

A seleção da organização de ensino, concretamente a escola de enfermagem, ou a escola de saúde que integra o curso de enfermagem constitui uma pedra angular na preparação do estudante para um futuro exercício profissional responsável, face à complexidade e imprevisibilidade dos contextos onde a ciência e a arte se concretizam no cuidado.

O Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches – ERISA em Lisboa, visa assim, conferir uma formação científica, técnica, humana e cultural de excelência, no âmbito da prestação, da gestão e da investigação em cuidados de enfermagem à pessoa/família/grupo/comunidade, no decurso do seu ciclo vital, atendendo aos diferentes níveis de prevenção.

O plano curricular de natureza multidisciplinar e de tipologia teórica, teórico-prática, laboratorial, seminário e estágio, está organizado em oito semestres, com um total de 240 ECTS.

Releva-se uma formação em alternância entre as unidades curriculares em sala de aula e as unidades formativas em contexto clínico.

Estas últimas decorrem em cuidados de saúde primários (Unidades de Saúde Familiares, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidades de Cuidados na Comunidade) e em cuidados de saúde diferenciados (Unidades de Medicina, Cirurgia, Pediatria, Obstetrícia, Psiquiatria, Cuidados Intensivos, Urgência, tanto em Centros Hospitalares, como em Clínicas, nomeadamente as pertencentes ao Grupo Lusófona).

Diretor / Coordenador

Maria João Fernandes / João Longo

Objetivos

As diferentes unidades curriculares gerais e específicas, fundamentais ao entendimento e integração da globalidade da Licenciatura em Enfermagem, encontram-se distribuídas ao longo dos oito semestres letivos, de forma a que o estudante adquira as 96 competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros, capacitando-o para o exercício pleno e autónomo da profissão de Enfermeiro (a).

Assim, para que o estudante alcance, ao longo dos quatro anos, as competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, foram definidos os seguintes objetivos gerais:

  • Garantir um desempenho profissional baseado na evidência centrado na competência técnico-científica e pautado por uma forte componente ética, deontológica e humanista;
  • Fomentar um conhecimento sustentado na ciência da enfermagem articulado com ciências de natureza biomédica fundamentais, sociais e comportamentais;
  • Promover o conhecimento teórico e teórico-prático nas áreas da gestão, qualidade em saúde e investigação;
  • Contribuir para o desenvolvimento integral de competências que conduzem à prática de cuidados de enfermagem de excelência, tendo como foco a resposta ao processo de vida do cliente (pessoa/família/comunidade) para que este atinja o mais alto nível de saúde e bem-estar.
  • Assegurar o progresso e dignificação da enfermagem enquanto disciplina e enquanto profissão.

No que respeita às Unidades de Formação Clínica, pretende-se garantir o contacto direto com os contextos da praxis com respetiva integração no futuro ambiente profissional.

Equipamentos e Instalações

Os recursos materiais e logísticos utilizados disponibilizados aos estudantes de enfermagem são adequados às exigências científicas e pedagógicas essenciais ao ensino de excelência, salientando-se as seguintes infraestruturas:

  • Biblioteca geral e especializada
  • Salas de aula
  • Salas de estudo
  • Auditórios
  • Laboratórios: Enfermagem | Informática | Biologia | Ciências Biomédicas | Análises Clínicas e Biológicas | Química e de Microbiologia |
  • Serviços de apoio: Refeitório / bar | Espaços de lazer | Estacionamento

Competências

Ao longo dos oito semestres o estudante deverá desenvolver competências, nos três domínios já citados, que se podem esquematizar da seguinte forma:

  • Aplicar os princípios éticos e deontológicos da profissão, no que concerne ao respeito pelos valores, crenças, costumes e religião do cliente (pessoa/família/comunidade), promovendo a cidadania, a equidade e os cuidados culturalmente adaptados;
  • Articular conhecimentos técnico-científicos e práticos que permitam planear ações de educação para a saúde possibilitando ao cliente (pessoa/família/comunidade) a adopção de estratégias adequadas à prevenção /resolução dos seus problemas potenciais/reais;
  • Prestar cuidados de enfermagem ao cliente (pessoa/família/comunidade), em diversos contextos, numa perspetiva holística, segundo o ciclo de vida em que se encontra e desenvolvimento familiar;
  • Aplicar técnicas de enfermagem adequadas na promoção, manutenção e recuperação da saúde do cliente (pessoa/família/comunidade), numa abordagem holística;
  • Participar na gestão de cuidados, equipamentos e serviços, controlo e garantia da qualidade nos cuidados de enfermagem, avaliando os resultados dos indicadores de saúde e determinação as soluções possíveis;
  • Analisar criticamente os resultados dos estudos de caso, portefólios, projetos, relatórios e trabalho de investigação produzidos
  • Promover a transmissão de conhecimentos atualizados aos profissionais, à comunidade científica e ao público em geral;
  • Estabelecer estratégias comunicacionais de forma a surtir relações terapêuticas com o cliente (pessoa/família/comunidade)
  • Saber comunicar com os pares, docentes, enfermeiros e equipa multidisciplinar.
  • Promover a capacitação do cliente (pessoa/família/comunidade) para a resposta ao seu processo de vida de forma a atingir os níveis mais altos de bem-estar e saúde.

Saídas Profissionais

Os futuros profissionais terão a possibilidade de exercer as suas funções em meio hospitalar, público ou privado, em diferentes serviços, na área da saúde pública e ainda em diferentes organizações no âmbito da enfermagem do trabalho.

Condições de admissão

Prova de Ingresso

  • 02 Biologia e Geologia

Plano de estudos

O curso possui no seu Plano Curricular oito Unidades de Formação Clínica (UFC), que se iniciam no 1º semestre do 2º ano e terminam no último semestre do 4º ano.

Estão organizados por ciclos de vida e realizam-se imediatamente após as unidades curriculares correspondentes.

Ao longo do final do 3º ano e 4º ano o estudante desenvolve um trabalho final, onde procura dar resposta a questões de investigação por ele colocadas e que correspondem a áreas de estudo de particular interesse para o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem.

Na última UFC é dado oportunidade ao estudante de escolher a área e a Instituição de Saúde onde gostaria de efectuar o seu estágio de integração à vida profissional.

Despacho n.º2340/2012, D.R., 2.ª Série - n.º33 de 15 de Fevereiro de 2012

1º Ano / 1º Semestre ECTS
Anatomia e Fisiologia I 7
Biologia e Bioquímica 4
Neurofisiologia 4
Psicologia da Saúde 3
Relação Terapêutica em Enfermagem 4
Fundamentos de Enfermagem I 8
1º Ano / 2º Semestre ECTS
Anatomia e Fisiologia II 7
Fisiopatologia e Patologia Geral 4
Microbiologia 3
Bioética em Enfermagem 3
Fundamentos de Enfermagem II 5
UFC I — Fundamentos de Enfermagem 8
2º Ano / 1º Semestre ECTS
Terapêutica Farmacológica I 3
Enfermagem da Mulher 5
Enfermagem da Criança e do Jovem 5
UFC II — Enfermagem da Criança e do Jovem 17
2º Ano / 2º Semestre ECTS
Enfermagem da Família e da Comunidade 5
Andragogia em Enfermagem 3
Enfermagem em Cuidados Continuados 3
Patologia Médica e Cirúrgica 3
UFC III — Enfermagem Comunitária 16
3º Ano / 1º Semestre ECTS
Terapêutica Farmacológica II 3
Enfermagem do Adulto 5
Enfermagem do Idoso 5
UFC IV — Enfermagem do Adulto e do Idoso 17
3º Ano / 2º Semestre ECTS
Investigação em Enfermagem I 4
Bioestatística 5
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 5
UFC V — Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 16
4º Ano / 1º Semestre ECTS
Investigação em Enfermagem II 3
Gestão e Qualidade em Enfermagem 3
Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica 5
UFC VI — Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica 19
4º Ano / 2º Semestre ECTS
Investigação em Enfermagem III 3
UFC VII — Integração à Vida Profissional 27

Candidatura online

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:

  • ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal

Valores

  • Candidatura
    Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 160€
    Mudança de Par Instituição/Curso 100€
    Estudante Internacional 350€
    Reingresso 100€
  • Matrícula e Inscrição
    Matrícula 280€
    Seguro Escolar 45€
    Inscrição 310€
  • Propinas
    Valor médio mensal pago em 12 meses 430,20€
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