Licenciatura em Enfermagem
Diretor / Coordenador
Profª. Doutora Maria João Fernandes / Prof. Doutor João Longo
Apresentação
Atualmente, é publicamente reconhecido que os enfermeiros constituem uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento do sistema de saúde e na garantia do acesso da população a cuidados de saúde de qualidade. Neste sentido, torna-se imperativo a excelência da formação inicial e contínua.
A seleção da organização de ensino, concretamente a escola de enfermagem, ou a escola de saúde que integra o curso de enfermagem constitui uma pedra angular na preparação do estudante para um futuro exercício profissional responsável, face à complexidade e imprevisibilidade dos contextos onde a ciência e a arte se concretizam no cuidado.
O Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches – ERISA em Lisboa, visa assim, conferir uma formação científica, técnica, humana e cultural de excelência, no âmbito da prestação, da gestão e da investigação em cuidados de enfermagem à pessoa/família/grupo/comunidade, no decurso do seu ciclo vital, atendendo aos diferentes níveis de prevenção.
O plano curricular de natureza multidisciplinar e de tipologia teórica, teórico-prática, laboratorial, seminário e estágio, está organizado em oito semestres, com um total de 240 ECTS.
Releva-se uma formação em alternância entre as unidades curriculares em sala de aula e as unidades formativas em contexto clínico.
Estas últimas decorrem em cuidados de saúde primários (Unidades de Saúde Familiares, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidades de Cuidados na Comunidade) e em cuidados de saúde diferenciados (Unidades de Medicina, Cirurgia, Pediatria, Obstetrícia, Psiquiatria, Cuidados Intensivos, Urgência, tanto em Centros Hospitalares, como em Clínicas, nomeadamente as pertencentes ao Grupo Lusófona).
Objetivos
As diferentes unidades curriculares gerais e específicas, fundamentais ao entendimento e integração da globalidade da Licenciatura em Enfermagem, encontram-se distribuídas ao longo dos oito semestres letivos, de forma a que o estudante adquira as 96 competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros, capacitando-o para o exercício pleno e autónomo da profissão de Enfermeiro (a).
Assim, para que o estudante alcance, ao longo dos quatro anos, as competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, foram definidos os seguintes objetivos gerais:
- Garantir um desempenho profissional baseado na evidência centrado na competência técnico-científica e pautado por uma forte componente ética, deontológica e humanista;
- Fomentar um conhecimento sustentado na ciência da enfermagem articulado com ciências de natureza biomédica fundamentais, sociais e comportamentais;
- Promover o conhecimento teórico e teórico-prático nas áreas da gestão, qualidade em saúde e investigação;
- Contribuir para o desenvolvimento integral de competências que conduzem à prática de cuidados de enfermagem de excelência, tendo como foco a resposta ao processo de vida do cliente (pessoa/família/comunidade) para que este atinja o mais alto nível de saúde e bem-estar.
- Assegurar o progresso e dignificação da enfermagem enquanto disciplina e enquanto profissão.
No que respeita às Unidades de Formação Clínica, pretende-se garantir o contacto direto com os contextos da praxis com respetiva integração no futuro ambiente profissional.
Equipamentos e Instalações
Os recursos materiais e logísticos utilizados disponibilizados aos estudantes de enfermagem são adequados às exigências científicas e pedagógicas essenciais ao ensino de excelência, salientando-se as seguintes infraestruturas:
- Biblioteca geral e especializada
- Salas de aula
- Salas de estudo
- Auditórios
- Laboratórios: Enfermagem | Informática | Biologia | Ciências Biomédicas | Análises Clínicas e Biológicas | Química e de Microbiologia |
- Serviços de apoio: Refeitório / bar | Espaços de lazer | Estacionamento
Competências
Ao longo dos oito semestres o estudante deverá desenvolver competências, nos três domínios já citados, que se podem esquematizar da seguinte forma:
- Aplicar os princípios éticos e deontológicos da profissão, no que concerne ao respeito pelos valores, crenças, costumes e religião do cliente (pessoa/família/comunidade), promovendo a cidadania, a equidade e os cuidados culturalmente adaptados;
- Articular conhecimentos técnico-científicos e práticos que permitam planear ações de educação para a saúde possibilitando ao cliente (pessoa/família/comunidade) a adopção de estratégias adequadas à prevenção /resolução dos seus problemas potenciais/reais;
- Prestar cuidados de enfermagem ao cliente (pessoa/família/comunidade), em diversos contextos, numa perspetiva holística, segundo o ciclo de vida em que se encontra e desenvolvimento familiar;
- Aplicar técnicas de enfermagem adequadas na promoção, manutenção e recuperação da saúde do cliente (pessoa/família/comunidade), numa abordagem holística;
- Participar na gestão de cuidados, equipamentos e serviços, controlo e garantia da qualidade nos cuidados de enfermagem, avaliando os resultados dos indicadores de saúde e determinação as soluções possíveis;
- Analisar criticamente os resultados dos estudos de caso, portefólios, projetos, relatórios e trabalho de investigação produzidos
- Promover a transmissão de conhecimentos atualizados aos profissionais, à comunidade científica e ao público em geral;
- Estabelecer estratégias comunicacionais de forma a surtir relações terapêuticas com o cliente (pessoa/família/comunidade)
- Saber comunicar com os pares, docentes, enfermeiros e equipa multidisciplinar.
- Promover a capacitação do cliente (pessoa/família/comunidade) para a resposta ao seu processo de vida de forma a atingir os níveis mais altos de bem-estar e saúde.
Saídas Profissionais
Os futuros profissionais terão a possibilidade de exercer as suas funções em meio hospitalar, público ou privado, em diferentes serviços, na área da saúde pública e ainda em diferentes organizações no âmbito da enfermagem do trabalho.
Condições de admissão
Prova de Ingresso
- 02 Biologia e Geologia
Plano de estudos
O curso possui no seu Plano Curricular oito Unidades de Formação Clínica (UFC), que se iniciam no 1º semestre do 2º ano e terminam no último semestre do 4º ano.
Estão organizados por ciclos de vida e realizam-se imediatamente após as unidades curriculares correspondentes.
Ao longo do final do 3º ano e 4º ano o estudante desenvolve um trabalho final, onde procura dar resposta a questões de investigação por ele colocadas e que correspondem a áreas de estudo de particular interesse para o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem.
Na última UFC é dado oportunidade ao estudante de escolher a área e a Instituição de Saúde onde gostaria de efectuar o seu estágio de integração à vida profissional.
Despacho n.º2340/2012, D.R., 2.ª Série - n.º33 de 15 de Fevereiro de 2012
1º Ano / 1º Semestre | ECTS |
---|---|
Anatomia e Fisiologia I | 7 |
Biologia e Bioquímica | 4 |
Neurofisiologia | 7 |
Psicologia da Saúde | 3 |
Relação Terapêutica em Enfermagem | 4 |
Fundamentos de Enfermagem I | 8 |
1º Ano / 2º Semestre | ECTS |
Anatomia e Fisiologia II | 7 |
Fisiopatologia e Patologia Geral | 4 |
Microbiologia | 3 |
Bioética em Enfermagem | 3 |
Fundamentos de Enfermagem II | 5 |
UFC I — Fundamentos de Enfermagem | 8 |
2º Ano / 1º Semestre | ECTS |
Terapêutica Farmacológica I | 3 |
Enfermagem da Mulher | 5 |
Enfermagem da Criança e do Jovem | 5 |
UFC II — Enfermagem da Criança e do Jovem | 17 |
2º Ano / 2º Semestre | ECTS |
Enfermagem da Família e da Comunidade | 5 |
Andragogia em Enfermagem | 3 |
Enfermagem em Cuidados Continuados | 3 |
Patologia Médica e Cirúrgica | 3 |
UFC III — Enfermagem Comunitária | 16 |
3º Ano / 1º Semestre | ECTS |
Terapêutica Farmacológica II | 3 |
Enfermagem do Adulto | 5 |
Enfermagem do Idoso | 5 |
UFC IV — Enfermagem do Adulto e do Idoso | 17 |
3º Ano / 2º Semestre | ECTS |
Investigação em Enfermagem I | 4 |
Bioestatística | 5 |
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 5 |
UFC V — Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 16 |
4º Ano / 1º Semestre | ECTS |
Investigação em Enfermagem II | 3 |
Gestão e Qualidade em Enfermagem | 3 |
Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica | 5 |
UFC VI — Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica | 19 |
4º Ano / 2º Semestre | ECTS |
Investigação em Enfermagem III | 3 |
UFC VII — Integração à Vida Profissional | 27 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 137 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Candidatura
Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 125€ Mudança de Par Instituição/Curso 75€ Estudante Internacional 225€ Reingresso 75€ - Matrícula e Inscrição
Matrícula 240€ Seguro Escolar
(cursos área saúde)40€
(45€)Inscrição 265€ - Propinas
Valor médio mensal pago em 12 meses 364€