Licenciatura em Enfermagem
Apresentação
Atualmente, é publicamente reconhecido que os enfermeiros constituem uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento do sistema de saúde e na garantia do acesso da população a cuidados de saúde de qualidade. Neste sentido, torna-se imperativo a excelência da formação inicial e contínua.
A seleção da organização de ensino, concretamente a escola de enfermagem, ou a escola de saúde que integra o curso de enfermagem constitui uma pedra angular na preparação do estudante para um futuro exercício profissional responsável, face à complexidade e imprevisibilidade dos contextos onde a ciência e a arte se concretizam no cuidado.
O Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches – ERISA em Lisboa, visa assim, conferir uma formação científica, técnica, humana e cultural de excelência, no âmbito da prestação, da gestão e da investigação em cuidados de enfermagem à pessoa/família/grupo/comunidade, no decurso do seu ciclo vital, atendendo aos diferentes níveis de prevenção.
O plano curricular de natureza multidisciplinar e de tipologia teórica, teórico-prática, laboratorial, seminário e estágio, está organizado em oito semestres, com um total de 240 ECTS.
Releva-se uma formação em alternância entre as unidades curriculares em sala de aula e as unidades formativas em contexto clínico.
Estas últimas decorrem em cuidados de saúde primários (Unidades de Saúde Familiares, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidades de Cuidados na Comunidade) e em cuidados de saúde diferenciados (Unidades de Medicina, Cirurgia, Pediatria, Obstetrícia, Psiquiatria, Cuidados Intensivos, Urgência, tanto em Centros Hospitalares, como em Clínicas, nomeadamente as pertencentes ao Grupo Lusófona).
Diretor / Coordenador
Maria João Fernandes / João Longo
Objetivos
As diferentes unidades curriculares gerais e específicas, fundamentais ao entendimento e integração da globalidade da Licenciatura em Enfermagem, encontram-se distribuídas ao longo dos oito semestres letivos, de forma a que o estudante adquira as 96 competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros, capacitando-o para o exercício pleno e autónomo da profissão de Enfermeiro (a).
Assim, para que o estudante alcance, ao longo dos quatro anos, as competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, foram definidos os seguintes objetivos gerais:
- Garantir um desempenho profissional baseado na evidência centrado na competência técnico-científica e pautado por uma forte componente ética, deontológica e humanista;
- Fomentar um conhecimento sustentado na ciência da enfermagem articulado com ciências de natureza biomédica fundamentais, sociais e comportamentais;
- Promover o conhecimento teórico e teórico-prático nas áreas da gestão, qualidade em saúde e investigação;
- Contribuir para o desenvolvimento integral de competências que conduzem à prática de cuidados de enfermagem de excelência, tendo como foco a resposta ao processo de vida do cliente (pessoa/família/comunidade) para que este atinja o mais alto nível de saúde e bem-estar.
- Assegurar o progresso e dignificação da enfermagem enquanto disciplina e enquanto profissão.
No que respeita às Unidades de Formação Clínica, pretende-se garantir o contacto direto com os contextos da praxis com respetiva integração no futuro ambiente profissional.
Equipamentos e Instalações
Os recursos materiais e logísticos utilizados disponibilizados aos estudantes de enfermagem são adequados às exigências científicas e pedagógicas essenciais ao ensino de excelência, salientando-se as seguintes infraestruturas:
- Biblioteca geral e especializada
- Salas de aula
- Salas de estudo
- Auditórios
- Laboratórios: Enfermagem | Informática | Biologia | Ciências Biomédicas | Análises Clínicas e Biológicas | Química e de Microbiologia |
- Serviços de apoio: Refeitório / bar | Espaços de lazer | Estacionamento
Competências
Ao longo dos oito semestres o estudante deverá desenvolver competências, nos três domínios já citados, que se podem esquematizar da seguinte forma:
- Aplicar os princípios éticos e deontológicos da profissão, no que concerne ao respeito pelos valores, crenças, costumes e religião do cliente (pessoa/família/comunidade), promovendo a cidadania, a equidade e os cuidados culturalmente adaptados;
- Articular conhecimentos técnico-científicos e práticos que permitam planear ações de educação para a saúde possibilitando ao cliente (pessoa/família/comunidade) a adopção de estratégias adequadas à prevenção /resolução dos seus problemas potenciais/reais;
- Prestar cuidados de enfermagem ao cliente (pessoa/família/comunidade), em diversos contextos, numa perspetiva holística, segundo o ciclo de vida em que se encontra e desenvolvimento familiar;
- Aplicar técnicas de enfermagem adequadas na promoção, manutenção e recuperação da saúde do cliente (pessoa/família/comunidade), numa abordagem holística;
- Participar na gestão de cuidados, equipamentos e serviços, controlo e garantia da qualidade nos cuidados de enfermagem, avaliando os resultados dos indicadores de saúde e determinação as soluções possíveis;
- Analisar criticamente os resultados dos estudos de caso, portefólios, projetos, relatórios e trabalho de investigação produzidos
- Promover a transmissão de conhecimentos atualizados aos profissionais, à comunidade científica e ao público em geral;
- Estabelecer estratégias comunicacionais de forma a surtir relações terapêuticas com o cliente (pessoa/família/comunidade)
- Saber comunicar com os pares, docentes, enfermeiros e equipa multidisciplinar.
- Promover a capacitação do cliente (pessoa/família/comunidade) para a resposta ao seu processo de vida de forma a atingir os níveis mais altos de bem-estar e saúde.
Saídas Profissionais
Os futuros profissionais terão a possibilidade de exercer as suas funções em meio hospitalar, público ou privado, em diferentes serviços, na área da saúde pública e ainda em diferentes organizações no âmbito da enfermagem do trabalho.
Condições de admissão
Prova de Ingresso
- 02 Biologia e Geologia
Plano de estudos
O curso possui no seu Plano Curricular oito Unidades de Formação Clínica (UFC), que se iniciam no 1º semestre do 2º ano e terminam no último semestre do 4º ano.
Estão organizados por ciclos de vida e realizam-se imediatamente após as unidades curriculares correspondentes.
Ao longo do final do 3º ano e 4º ano o estudante desenvolve um trabalho final, onde procura dar resposta a questões de investigação por ele colocadas e que correspondem a áreas de estudo de particular interesse para o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem.
Na última UFC é dado oportunidade ao estudante de escolher a área e a Instituição de Saúde onde gostaria de efectuar o seu estágio de integração à vida profissional.
Despacho n.º2340/2012, D.R., 2.ª Série - n.º33 de 15 de Fevereiro de 2012
1º Ano / 1º Semestre | ECTS |
---|---|
Anatomia e Fisiologia I | 7 |
Biologia e Bioquímica | 4 |
Neurofisiologia | 4 |
Psicologia da Saúde | 3 |
Relação Terapêutica em Enfermagem | 4 |
Fundamentos de Enfermagem I | 8 |
1º Ano / 2º Semestre | ECTS |
Anatomia e Fisiologia II | 7 |
Fisiopatologia e Patologia Geral | 4 |
Microbiologia | 3 |
Bioética em Enfermagem | 3 |
Fundamentos de Enfermagem II | 5 |
UFC I — Fundamentos de Enfermagem | 8 |
2º Ano / 1º Semestre | ECTS |
Terapêutica Farmacológica I | 3 |
Enfermagem da Mulher | 5 |
Enfermagem da Criança e do Jovem | 5 |
UFC II — Enfermagem da Criança e do Jovem | 17 |
2º Ano / 2º Semestre | ECTS |
Enfermagem da Família e da Comunidade | 5 |
Andragogia em Enfermagem | 3 |
Enfermagem em Cuidados Continuados | 3 |
Patologia Médica e Cirúrgica | 3 |
UFC III — Enfermagem Comunitária | 16 |
3º Ano / 1º Semestre | ECTS |
Terapêutica Farmacológica II | 3 |
Enfermagem do Adulto | 5 |
Enfermagem do Idoso | 5 |
UFC IV — Enfermagem do Adulto e do Idoso | 17 |
3º Ano / 2º Semestre | ECTS |
Investigação em Enfermagem I | 4 |
Bioestatística | 5 |
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 5 |
UFC V — Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 16 |
4º Ano / 1º Semestre | ECTS |
Investigação em Enfermagem II | 3 |
Gestão e Qualidade em Enfermagem | 3 |
Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica | 5 |
UFC VI — Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica | 19 |
4º Ano / 2º Semestre | ECTS |
Investigação em Enfermagem III | 3 |
UFC VII — Integração à Vida Profissional | 27 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Candidatura
Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 160€ Mudança de Par Instituição/Curso 100€ Estudante Internacional 350€ Reingresso 100€ - Matrícula e Inscrição
Matrícula 280€ Seguro Escolar 45€ Inscrição 310€ - Propinas
Valor médio mensal pago em 12 meses 430,20€