Licenciatura em Enfermagem
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- Despacho n.º 20180/2009, de 4 de setembro, alterado pelo Despacho n.º 8500/2019, de 25 de setembro
- R/A-Ef 19/2012/AL01
- Horas de contacto: 3690.00
- Créditos ECTS: 240
- Requisitos de Graduação: 240
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 8
CalendáriosCalendars
- Candidatura a Licenciatura - Acesso
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-09-19 2025-10-06 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional com ENEM
Data de Início Data de Fim 7ª Época 2025-09-19 2025-10-06 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 7ª Época 2025-09-19 2025-10-06 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Mudança par Instituição/Curso
Data de Início Data de Fim 7ª Época 2025-09-19 2025-10-06 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CET
Data de Início Data de Fim 7ª Época 2025-09-19 2025-10-06 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CTeSP
Data de Início Data de Fim 7ª Época 2025-09-19 2025-10-06 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
Data de Início Data de Fim 7ª Época 2025-09-19 2025-10-06 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
Data de Início Data de Fim 5ª Época 2025-09-19 2025-10-06 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional
Data de Início Data de Fim 7ª Época 2025-09-19 2025-10-06
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
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ApresentaçãoPresentation
Atualmente, é publicamente reconhecido que os enfermeiros constituem uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento do sistema de saúde e na garantia do acesso da população a cuidados de saúde de qualidade. Neste sentido, torna-se imperativo a excelência da formação inicial e contínua.
A seleção da organização de ensino, concretamente a escola de enfermagem, ou a escola de saúde que integra o curso de enfermagem constitui uma pedra angular na preparação do estudante para um futuro exercício profissional responsável, face à complexidade e imprevisibilidade dos contextos onde a ciência e a arte se concretizam no cuidado.
O Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches - ERISA em Lisboa, visa assim, conferir uma formação científica, técnica, humana e cultural de excelência, no âmbito da prestação, da gestão e da investigação em cuidados de enfermagem à pessoa/família/grupo/comunidade, no decurso do seu ciclo vital, atendendo aos diferentes níveis de prevenção.
O plano curricular de natureza multidisciplinar e de tipologia teórica, teórico-prática, laboratorial, seminário e estágio, está organizado em oito semestres, com um total de 240 ECTS.
Releva-se uma formação em alternância entre as unidades curriculares em sala de aula e as unidades formativas em contexto clínico.
Estas últimas decorrem em cuidados de saúde primários (Unidades de Saúde Familiares, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidades de Cuidados na Comunidade) e em cuidados de saúde diferenciados (Unidades de Medicina, Cirurgia, Pediatria, Obstetrícia, Psiquiatria, Cuidados Intensivos, Urgência, tanto em Centros Hospitalares, como em Clínicas, nomeadamente as pertencentes ao Grupo Lusófona).
Razões para Frequentar este Curso Reasons
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Condições de IngressoAccess Conditions
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia 07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia 16 Matemática
ou
02 Biologia e Geologia 18 Português
ou
02 Biologia e Geologia 04 Economia
ou
02 Biologia e Geologia 06 Filosofia
ou
02 Biologia e Geologia 09 Geografia -
ObjectivosObjectives
As unidades curriculares encontram-se distribuídas ao longo de oito semestres letivos, de forma que o estudante adquira as 96 competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros. Assim, para que o estudante alcance as competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, foram definidos os seguintes objetivos gerais:
- Garantir um desempenho profissional baseado na evidência centrado na competência técnico-científica e pautado por uma forte componente ética, deontológica e humanista;
- Fomentar um conhecimento sustentado na ciência da enfermagem articulado com ciências de natureza biomédica, social e comportamental;
- Promover o conhecimento teórico e teórico-prático nas áreas da gestão, qualidade em saúde e investigação;
- Contribuir para o desenvolvimento integral de competências que conduzem à prática de cuidados de enfermagem de excelência, tendo como foco a resposta humanas ao processo de vida do cliente, para que este atinja o mais alto nível de saúde e bem-estar.
- Assegurar o progresso e dignificação da enfermagem enquanto disciplina e profissão
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CompetênciasCompetences
Ao longo dos oito semestres o estudante deverá desenvolver competências, nos três domínios já citados, que se podem esquematizar da seguinte forma:
- Aplicar os princípios éticos e deontológicos da profissão, no que concerne ao respeito pelos valores, crenças, costumes e religião do cliente (pessoa/família/comunidade), promovendo a cidadania, a equidade e os cuidados culturalmente adaptados;
- Articular conhecimentos técnico-científicos e práticos que permitam planear ações de educação para a saúde possibilitando ao cliente (pessoa/família/comunidade) a adopção de estratégias adequadas à prevenção /resolução dos seus problemas potenciais/reais;
- Prestar cuidados de enfermagem ao cliente (pessoa/família/comunidade), em diversos contextos, numa perspectiva holística, segundo o ciclo de vida em que se encontra e desenvolvimento familiar;
- Aplicar técnicas de enfermagem adequadas na promoção, manutenção e recuperação da saúde do cliente (pessoa/família/comunidade), numa abordagem holística;
- Participar na gestão de cuidados, equipamentos e serviços, controlo e garantia da qualidade nos cuidados de enfermagem, avaliando os resultados dos indicadores de saúde e determinação as soluções possíveis;
- Analisar criticamente os resultados dos estudos de caso, portifólios, projetos, relatórios e trabalho de investigação produzidos;
- Promover a transmissão de conhecimentos atualizados aos profissionais, à comunidade científica e ao público em geral;
- Estabelecer estratégias comunicacionais de forma a surtir relações terapêuticas com o cliente (pessoa/família/comunidade);
- Saber comunicar com os pares, docentes, enfermeiros e equipa multidisciplinar;
- Promover a capacitação do cliente (pessoa/família/comunidade) para a resposta ao seu processo de vida de forma a atingir os níveis mais altos de bem-estar e saúde.
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Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
Os futuros profissionais terão a possibilidade de exercer as suas funções em meio hospitalar, público ou privado, em diferentes serviços, na área da saúde pública e ainda em diferentes organizações no âmbito da enfermagem do trabalho.
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Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure
Os recursos materiais e logísticos utilizados disponibilizados aos estudantes de enfermagem são adequados às exigências científicas e pedagógicas essenciais ao ensino de excelência, salientando-se as seguintes infraestruturas:
- Biblioteca geral e especializada;
- Salas de aula;
- Salas de estudo;
- Auditórios;
- Laboratórios: Enfermagem | Informática | Biologia | Ciências Biomédicas | Análises Clínicas e Biológicas | Química e de Microbiologia;
- Serviços de apoio: Refeitório / bar | Espaços de lazer | Estacionamento.
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DocentesTeachers
- Isabel Margarida Pinto Da Silva Ribeiro
- Maria Teresa Cortes Moreira Carneiro
- Sacha Pereira Matias
- Helena Cristina Santos Gonçalves Bastos Melo
- Vitor Manuel Leão Baptista Varela
- Carlos Manuel Barroso Mateus
- Miguel Nuno Pereira Silva Faria
- Diogo Henrique Correia Matias
- João José Rolo Longo
- Maria João Soares Rodrigues De Sousa Fernandes
- Cláudia Sofia Raminhos
- Maria José Martins Da Costa Dias
- Pedro Filipe Nunes Negrão Vasconcellos
- Rui Manuel Domingues Cavaleiro
- Francisco José Silva Ribeiro
- Monica Alexandra Oliveira Dias Teixeira
- Antonio Luis Tavares Teixeira Ferreira
- Maria Do Ceu Pires Delgado Monteiro
- Ana Isabel Leal Mauricio Gonçalves Martins
- Alexandra Maria Carapito Ramos Barradas
- Isabel Maria Dos Santos De Almeida
- Catarina Filipa Correia Palma
- Diogo Fernandes Goncalves
- Maria João Vicente Dos Santos Rodrigues Salvador Costa
- Gonçalo Fernando Vieira Vital
- Paula Maria Tavares Ribeiro Agostinho
- Andreia Sofia Bernardino Frazão
- Maria Da Conceição Almeida Pires Nunes
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Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Anatomia e Fisiologia I 7 ECTS Biologia e Bioquímica 4 ECTS Fundamentos de Enfermagem I 8 ECTS Neurofisiologia 4 ECTS Psicologia da Saúde 3 ECTS Relação Terapêutica em Enfermagem 4 ECTS Anatomia e Fisiologia II 7 ECTS Bioética em Enfermagem 3 ECTS Fisiopatologia e Patologia Geral 4 ECTS Fundamentos de Enfermagem II 5 ECTS Microbiologia 3 ECTS UFC I - Fundamentos de Enfermagem 8 ECTS 2º Ano / Tronco comum
3º Ano / Tronco comum
Programa ECTS UFC V - Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 16 ECTS Bioestatística 5 ECTS Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 5 ECTS Enfermagem do Adulto 5 ECTS Enfermagem do Idoso 5 ECTS Investigação em Enfermagem I 4 ECTS Terapêutica Farmacológica II 3 ECTS UFC IV - Enfermagem do Adulto e do Idoso 17 ECTS 4º Ano / Tronco comum